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Jeep Compass 2025 chega com motor de 272 cv e preços com descontos de até R$ 20 mil
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Jeep Compass 2025 chega com motor de 272 cv e preços com descontos de até R$ 20 mil

Garantia também foi ampliada para cinco anos, incluindo modelos usados; linha 2025 do Jeep Compass ganha motor 2.0 turbo da picape Rampage

Julio Cabral, de Punta del Este, especial para o Jornal do Carro

15 de abr, 2024 · 11 minutos de leitura.

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Jeep Compass 2025
Jeep Compass 2025 chega às lojas com novo motor 2.0 turbo de 272 cv e versão inédita Blackhawk
Crédito:Jeep/Divulgação

O Jeep Compass 2025 pode não ter mudado muito por fora, mas recebeu novidades em versões, motorização e equipamentos, preços menores e até reforço no pós-venda. O SUV tem descontos que vão de R$ 5 mil a R$ 20 mil, além de duas novas configurações com motor 2.0 turbo de 272 cv, aquele mesmo que equipa a RAM Rampage. Com a nova linha, os valores da tabela ficaram entre R$ 179.990 e R$ 279.790.

Pequenas alterações de estilo foram também aplicadas. Embora seja discreta, a maior delas é a grade com inclinação mais negativa, um toque de estilo advindo do Grand Cherokee. As rodas de aros 18 e 19 também são novidades.

Jeep Compass 2025
Jeep/Divulgação

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Jeep Compass 2025 tem novo motor

Como não poderia deixar de ser, a nova mecânica é o grande chamariz da linha 2025 do Jeep Compass. Chamado de Hurricane-4 (ou “furacão”, sendo que o quatro faz referência ao número de cilindros), o propulsor gera ótimos 272 cv e 40,8 mkgf, vindo sempre associado ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral adaptativo. Jogando na calculadora, os números fazem o Jeep ir de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e o levam aos 227 km/h de velocidade máxima.

O Hurricane de quatro cilindros bebe somente gasolina e equipa as versões Overland (R$ 266.990) e Blackhawk (R$ 279.990). Ambas substituem a antiga Trailhawk a diesel como as escolhas mais caras da gama do SUV médio. Sim, o Jeep perdeu sua opção mais voltada ao off-road, modelo que mal respondia a 5% das vendas. Podemos dizer aos jipeiros de plantão que foi uma decisão baseada “somente em negócios, ou seja, não foi pessoal”.

Jeep Compass 2025
Jeep/Divulgação

Só uma versão a diesel

Falando nas versões movidas a óleo combustível, o Jeep Compass 2025 conta somente com a Limited, já que a Longitude também deu adeus ao mercado. Em estilo, ambos se destacam pelos para-choques e saias pintados na cor da carroceria, assim como pelas rodas de 19″ calçadas com pneus auto selantes, aqueles que trazem um líquido capaz de vedar furos causados por pregos por um tempo. Assim, o rearranjo de preços e versões foi completo (confira abaixo).


Jeep/Divulgação

Compass tem mais recursos semiautônomos

Entre os equipamentos, a Jeep acrescentou mais recheio ao pacote de assistência de direção, com o assistente de centralização em faixa, tecnologia que trabalha em conjunto com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Na prática, o Compass 2025 contorna curvas de maneira semiautônoma, mas sem dispensar as mãos do motorista no volante, uma vez que sensores apontam se o condutor está pegando nele ou não.

Em meio a esse pacote de tecnologias, um ponto crítico é o fato dos sete airbags (soma um airbag para os joelhos do condutor) estarem disponíveis apenas do Limited para cima. Este, portanto, continua a ser um ponto negativo no modelo feito em Goiana (PE).


Jeep/Divulgação

Entretanto, a garantia foi ampliada de três para cinco anos, extensão que serve também para carros seminovos a partir do ano/modelo 2022. Para facilitar, vamos a um exemplo: um Compass 21/22 que esteja com a garantia para acabar neste ano terá outros dois anos extras, o que amplia o prazo até 2026. Ou seja, ótima mudança para quem já tem um exemplar do modelo na garagem.

Blindagem de fábrica

Por falar em garantia, a marca norte-americana também passa a oferecer blindagem nível 3-A com certificação e cobertura de fábrica. A empresa escolhida é a blindadora Hi-Tech. Ainda não há outras opções, mas a Jeep pode certificar novas parceiras, uma vez que a procura pelo serviço é alta. Basta dizer que o Compass é o carro mais blindado do País. Como o Brasil é líder mundial do segmento de blindagens, não é difícil dizer que o SUV pernambucano é (possivelmente) o carro mais blindado do mundo, algo atestado pelo fabricante.


Jeep Compass 2025
Jeep/Divulgação

Todos os preços e versões do Jeep Compass 2025

Sport 1.3 turbo flex – R$ 179.990 (R$ 5 mil a menos)
  • Ar-condicionado de duas zonas
  • Apple Carplay e Android Auto sem fio
  • Bancos em tecido
  • Central Multimídia de 8,4″
  • Faróis Full LED com assinatura em LED
  • Lanternas em LED
  • Quadro de instrumentos de 7″
  • Rodas de liga leve de 18″
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • USB dianteiro e traseiro e saída de ar-condicionado para a fileira de trás
  • Opcionais: Bancos revestidos de couro; teto solar elétrico panorâmico; pacote High Tech com controle de cruzeiro adaptativo que segue o trânsito; sensores de ponto cego, centralização e correção de faixa; detector de fadiga; aviso de colisão dianteira com detecção de pedestres, ciclistas e frenagem automática; reconhecimento de placas de trânsito e detecção de tráfego cruzado traseiro; quadro de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia de 10,1″
Longitude 1.3 turbo flex – R$ 196.990 (R$ 4.800 a menos)
  • Central multimídia de 10,1″ com comando de voz avançado e GPS
  • Quadro de instrumentos de 10,25″
  • Assistentes ativos de direção disponíveis como opcionais no Sport
  • Novas rodas de 18″
  • Sistema Premium Beats
  • Bancos e volante revestidos de couro
  • Opcionais: Teto solar elétrico panorâmico; Pacote Night Eagle (design escurecido; Adventure Intelligence com conectividade da Jeep; Alexa integrada ao veículo; carregador sem fio de smartphones; Park Assist (sistema de baliza semiautônomo); rebatimento automático dos retrovisores e retrovisor eletrocrômico (não permite o ofuscamento)
Limited 1.3 turbo flex – R$ 216.990 (R$ 7 mil a menos)
  • Novo Adventure Intelligence Plus
  • Alexa conectada ao carro
  • Novas rodas em liga leve de 19”
  • Sete airbags
  • Banco com ajustes elétricos para o motorista
  • Rebatimento automático dos retrovisores externos
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Teto pintado de preto
  • Opcional: Teto solar elétrico panorâmico
Serie S 1.3 turbo flex – R$ 236.990 (R$ 13 mil a menos)
  • Novas rodas de 19”
  • Detecção de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Park Assist (assistente de manobra semiautônomo + sensores dianteiros de estacionamento)
  • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
  • Revestimento interno do teto em preto
  • Teto solar panorâmico
Limited 2.0 turbodiesel – R$ 249.990 (R$ 20 mil a menos)
  • Itens do Limite 1.3 turbo flex + tração integral adaptativa com diferentes perfis de funcionamento
Overland 2.0 turbo a gasolina – R$ 266.990
  • Sete airbags
  • Adventure Intelligence Plus
  • Alexa conectada ao veículo
  • Banco elétrico para o motorista
  • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
  • Rebatimento automático dos retrovisores externos
  • Partida remota
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Revestimento interno do teto em preto
  • Rodas em liga leve de 19”
  • Teto pintado de preto
  • Carregador sem fio de smartphones
Blackhawk 2.0 turbo a gasolina – R$ 279.990
  • Banco elétrico para o passageiro
  • Design escurecido
  • Detecção de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Park Assist + sensor dianteiro
  • Performance Pages – mostradores esportivos no painel digital
  • Tampa do porta-malas que se abre ao passar o pé abaixo do para-choque traseiro
  • Rodas de 19” esportivas e com pinças de freio vermelhas
  • Teto solar panorâmico

LEIA AQUI AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO JEEP COMPASS BLACKHAWK

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.