SUV médio mais vendido do País – e quarto colocado no ranking geral do segmento – o Jeep Compass terá uma nova versão em 2024. E não, apesar de boa parte dos atuais lançamentos serem eletrificados, não estamos falando de uma versão elétrica. Nem na opção híbrida leve que estreou recentemente para o mercado europeu. Afinal, o modelo já tem no portfólio uma configuração híbrida plug-in por aqui, a 4xe, desde abril do ano passado.
A montadora aposta em uma opção de topo com motor ainda mais potente que o atual 1.3 turbo de 185 cv. Bem mais potente, aliás. Trata-se do Hurricane 4, que na atual gama da Stellantis equipa o Jeep Wrangler e a novata Ram Rampage. A picape chegou ao mercado há cerca de seis meses e já vendeu mais de 6.000 unidades no ano. Dessa forma, o 2.0 turbo com injeção direta de gasolina rende nada menos que 272 cv.
O que sabemos sobre o novo Compass
A nova versão de topo do Compass se chamará Blackhawk. O SUV foi flagrado em Goiana (PE), onde fica a fábrica da Stellantis, rodando sem camuflagens. As imagens foram publicadas pela página do Instagram Mundo Drive.
É possível identificar a novidade sob o capô por meio de alguns detalhes no veículo. Por exemplo, as rodas de 19 polegadas com acabamento preto brilhante, as molduras na cor da carroceria e as pinças de freio vermelhas. Outro item que denuncia o novo motor é a dupla saída de escapamento.
Falando na mecânica, o 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 mkgf vai trabalhar acoplado ao câmbio automático de nove marchas. A tração será integral permanente. Desse modo, o foco do Compass Blackhawk é o desempenho, podendo superar os números da Rampage. A picape acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega aos 220 km/h de velocidade máxima.
A nova versão topo de linha do SUV médio chegará ao mercado no primeiro semestre do ano que vem. Preços ainda não foram revelados, mas como base de comparação, a Rampage com esse trem de foça custa entre R$ 254.990 e R$ 277.490. Ou seja, não espere valores abaixo de R$ 250 mil. Além disso, o Commander também receberá o Hurricane 4 em breve.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!