SUVs
Jeep/Divulgação

Jeep Compass mantém primeiro lugar entre SUVs médios

Na categoria de SUVs médios, Compass deixa Corolla Cross para trás no acumulado do ano, mas fica na vice-liderança em junho

Por Vagner Aquino 05 de jul, 2024 · 4m de leitura.

No segmento de SUVs compactos, como você acompanhou no Jornal do Carro, deu VW T-Cross. Mas para o consumidor que pode subir um degrau quando o assunto é compra de carro, o preferido ainda é o Jeep Compass. A guerra entre os SUVs médios está acirrada. É tanto que o veterano da Stellantis vence no acumulado do ano, contudo, nos emplacamentos mensais, vitória para o rival Toyota Corolla Cross.

De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o Jeep Compass obteve 22.791 emplacamentos de janeiro a junho. Aqui, cabe um adendo. Mesmo líder, o SUV tem vendido bem menos quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2023, no fechamento do semestre, o Compass já havia passado das 30 mil unidades, ficando em segundo lugar do ranking geral de SUVs – hoje, é sétimo.

Vice-liderança

De cara nova desde abril, o Toyota Corolla Cross ficou na vice-liderança, com 21.844 unidades vendidas no mercado nacional em 2024. Cabe recordar, a princípio, que o facelift recebido pelo modelo feito em Sorocaba (SP), em abril, tem feito bem. As vendas de lá para cá têm ficado mais altas em, pelo menos, 1.000 unidades mensais. Hoje reúne, em média, 4.500 emplacamentos por mês.

SUVs
Toyota Corolla Cross mudou em abril (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

O Caoa Chery Tiggo 7 até chegou perto, mas nem mesmo a interessante versão de entrada Sport, lançada em fevereiro (que é R$ 45 mil mais barata que o Compass de entrada) conseguiu vendas suficientes para garantir a base do pódio. Assim, o posto fica com o BYD Song Plus, que conquistou a clientela com sua motorização híbrida que garante autonomia superior a 1.200 km com o motor 1.5 cheio e o elétrico 100% recarregado. O chinês vendeu 10.038 unidades em 2024.

GWM haval h6
GWM Haval H6 (GWM/Divulgação)

Por falar em híbrido, o Haval H6 também conseguiu boa colocação no ranking. Fechou o top five, atrás do Tiggo 7. Cabe explicar que o híbrido da GWM leva certa vantagem na contagem dos emplacamentos, afinal, ao contrário dos principais concorrentes, conta com toda uma família – tem híbrido convencional, plug-in e versão SUV-cupê.

SUVs
VW Taos (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

No pelotão de baixo, ficaram Volkswagen Taos, Mitsubishi Eclipse Cross, Honda ZR-V, BMW X1 e Ford Territory.

Veja, abaixo, a lista dos dez SUVs médios mais vendidos do País:

1º) Jeep Compass – 3.914
2º) Toyota Corolla Cross – 3.754
3º) Caoa Chery Tiggo 7 – 3.023
4º) BYD Song Plus – 1.699
5º) GWM Haval H6 – 1.609
6º) Volkswagen Taos – 795
7º) Mitsubishi Eclipse Cross – 723
8º) Honda ZR-V – 544
9º) Ford Territory – 431
10º) Chevrolet Equinox – 233

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Notícias
Antigos
Tecnologia
Avaliação
Comparativo
Lançamentos
Mercado
Manutenção
Seminovos e Usados
Segredos
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.