Jeep Gladiator Rubicon
Jeep/Divulgação

Jeep Gladiator chega na Argentina sem data para vir ao Brasil

Picape derivada do Jeep Wrangler chega em duas versões na Argentina recheada de assistências ao motorista e até com portas e teto removíveis.

Por Emily Nery 12 de abr, 2021 · 5m de leitura.

Com três meses de atraso, a Jeep Gladiator chega na Argentina em duas versões, Overland e Rubicon. A picape média derivada do icônico Jeep Wrangler utiliza o motorzão V6 que gera até 285 cv e promete ser a mais cara da categoria.

O registro foi compartilhado pelo site Argentina Autoblog e mostra a picape na versão Rubicon estacionada perto do Terminal Zarate. Além disso, a Jeep já adicionou uma página oficial para a Gladiator. O lançamento oficial, portanto, deve acontecer ainda em abril.

Jeep Gladiator Rubicon
Conforme a Jeep anunciou, a versão de entrada tem capacidade de carga de 550 kg, enquanto a segunda transporta até 615 kg. Divulgação/Jeep

A semelhança com o lendário SUV tem motivo: ela compartilha a mesma plataforma, chassi e mecânica com o utilitário. Dessa forma, o trem de força de ambas as versões é o veterano motor 3.6 V6 Pentastar a gasolina de 285 cv e 35,9 mkgf de torque.

Acoplado a ele, vem uma transmissão automática de oito marchas. Como de costume, a tração é 4×4 com reduzida e há bloqueio dos diferenciais traseiro e dianteiro.

Há sete opções de cores para a carroceria do Gladiator
Reprodução/Jeep

Lista de equipamentos

A versão de entrada Overland dispõe de painel de instrumentos TFT de 7″, central multimídia Uconnect de 8,4″ com aparelhamento Apple CarPlay e Android Auto e GPS do próprio sistema. Além disso, ela carrega faróis full-LED, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro adaptável, alerta de colisão frontal, câmera frontal e de ré, detector de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

Trazendo apliques visuais que evidenciam o DNA off-road, a versão Rubicon possui portas, barra estabilizadora e teto removíveis. Há também protetor de soquete, diferenciais de travamento mecânico Tru-Lok, tração integral Roc-Trac e teto na cor preta.

Jeep Gladiator Rubicon
Divulgação/Jeep

Picape média mais cara da Argentina

Ainda que a Jeep não tenha anunciado os preços da Gladiator, ele deve ser a picape média mais cara comercializada no país. Como ela virá dos EUA, a montadora deve pagar o imposto cheio de importação. É provável que seu preço seja um pouco menor do que do SUV Wrangler.

A vinda da Gladiator para Argentina, além de estratégica, é nostálgica. Afinal, entre 1963 e 1967, uma picape homônima foi produzida por lá. Na época, a montadora IKA (Indústrias Kaiser Argentina) fabricou o modelo.


E para o Brasil?

A concorrente da Amarok, Frontier, Hilux e Ranger está com a vinda confirmada. No entanto, ainda não há previsão de quando ela deve chegar. Agora, se levarmos em conta o preço do Wrangler na edição especial da 80 anos da montadora, de R$ R$ 385.990, é provável que a picape fique nesta faixa de preço.

Vale lembrar que, para esse ano, a Jeep vai lançar o novo Compass, seu SUV de 7 lugares, e talvez o novo Renegade. Há uma semana, toda linha recebeu a edição comemorativa de oito décadas da marca. Embora esteja confirmada, o dólar malto pode dificultar a importação da picape ao Brasil.