Conhecido pelo público na década de 1980, o nome Grand Wagoneer retorna ao portfólio da Jeep. Apesar de ser apresentado como carro-conceito, o modelo já está praticamente pronto para entrar em produção. A releitura trata-se de um SUV capaz de levar até sete pessoas. Tem foco no mercado norte-americano, mas há possibilidade de ser vendido também no Brasil.
O Grand Wagoneer será posicionado no topo da gama da Jeep a partir de 2021, quando se dará o início da produção. Para isso, a promessa é oferecer uma “experiência única e sem precedentes aos clientes”, aponta o comunicado da FCA. Se em 1984, o Grand Wagoneer simbolizou o nascimento do SUV premium, com itens de série como estofamento de couro, ar-condicionado e rádio estéreo AM/FM, hoje, a oferta é ainda mais vasta.
Leia Mais
Por dentro do Grand Wagoneer
O destaque vai para a parte de dentro, que tem telas para todos os lados. Começa pelo painel de instrumentos, cujo display tem 12,3 polegadas. Na central multimídia Uconnect 5, são 12,1″. Tem ainda o visor de 10,25″ para controle de ar-condicionado e outro, do mesmo tamanho, para o passageiro dianteiro.
Acha que acabou? Nada disso, na fileira do meio também tem tela. São mais 30 polegadas distribuídas em três diferentes visores: um com 10,25″, localizado no console central entre os dois assentos, e outros dois, de entretenimento, com 10,1″ cada, para os dois passageiros. Na última fileira, são três assentos – configuração do Grand Wagoneer é 2+2+3.
Além de controle quase total por meio de tecnologia touch screen, o Grand Wagoneer tem soluções como acabamento em material sintético a detalhes em madeira e alumínio. Tem ainda, teto panorâmico, volante multifuncional de dois raios, entre outros itens. Por fora, A carroceria meio quadradona exibe iluminação em LED pelos quatro cantos – a ativação das luzes pode ser remota.
Nascido nos Estados Unidos em 1962 – como modelo 1963 -, o Wagoneer foi o precursor dos SUVs modernos ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado à transmissão automática. Para o novo modelo, a Jeep prefere não adiantar detalhes mecânicos, apenas afirma que o Grand Wagoneer Concept terá sistema de propulsão elétrico híbrido plug-in (PHEV) e sistemas off-road 4×4.
A marca afirma que o novato terá suspensão pneumática Quadra-Lift, independente na dianteira e na traseira. O modelo traz rodas de alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas. Uma tampa, ao centro, tem o nome Wagoneer.