Tal como o Jornal do Carro antecipou, a Jeep vai produzir no Brasil um novo SUV compacto. Trata-se do Avenger, modelo que estreou no fim de 2022 na Europa em versão 100% elétrica – é o primeiro SUV da marca movido a bateria. Pois a novidade é que a montadora vai produzir o modelo no Brasil entre 2025 e 2026. O SUV será feito na fábrica da Fiat em Betim (MG).
De acordo com reportagem do Autos Segredos, a Stellantis começou a fazer cotações com fornecedores em março deste ano para produzir o Jeep Avenger na fábrica do grupo. O plano é montar o SUV ao lado do novo Fiat Argo (que será um SUV). Ambos usarão a plataforma CMP de origem PSA Peugeot Citroën. Trata-se da mesma base do Citroën C3. Assim, o “Projeto 516”, como é chamado internamente, está em fase de cotação com fornecedores.
No visual, o Avenger tem, a princípio, a tradicional grade com sete fendas, comum a todos os carros da Jeep. Faróis retangulares iluminados com LEDs, pintura em dois tons e rodas de liga leve de 18 polegadas completam os principais detalhes do novo SUV. As lanternas têm formato retangular e as maçanetas das portas de trás ficam embutidas na coluna.
Jeep Avenger é menor que o Renegade
Em medidas, tem 4,08 metros de comprimento. Resultado: 16 centímetros menor que o irmão Renegade. Desse modo, dá para notar que o novo Jeep tem porte próximo ao do primo Citroën C3. Ademais, tem 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. No porta-malas, cabem 380 litros.
Por dentro, as saídas de ar vão, praticamente, de uma ponta a outra do painel. Bem como no Citroën C3 e no Peugeot 208, o Avenger tem duas telas de 10,25″. Uma para quadro de instrumentos e a outra, portanto, trata-se da central multimídia. Tem conexão sem fio com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Mecânica híbrida
No Jeep Avenger, bem como no Fiat Argo, haverá motorização a combustão e híbrida. A primeira delas, segundo o Autos Segredos, trata-se do 1.0 Turbo Flex T200. Nas versões híbridas, portanto, a Jeep oferecerá o 1.0 turbo flex T220 que trabalhará junto a um elétrico de 100V. Ambos, em conjunto ao câmbio CVT.