Você está lendo...
Kia EV5, novo SUV elétrico de entrada, surge em versão final pronto para a estreia
Notícias

Kia EV5, novo SUV elétrico de entrada, surge em versão final pronto para a estreia

Modelo da Kia terá porte semelhante ao Sportage, mas será totalmente elétrico. EV5 é praticamente idêntico ao protótipo e tem 215 cv

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

16 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kia EV5
Kia EV5 será novo elétrico de entrada da marca
Crédito:Ministério de Patentes Chinês/Reprodução

Imagens de patentes do Ministério da indústria da China revelam o Kia EV5 em sua versão de produção, que chegará às ruas. Próximo de estrear na Ásia, o novo SUV compacto elétrico será o novo modelo de entrada a bateria da marca, substituindo o Soul EV, que chegou a aparecer no Brasil, no Salão do Automóvel de 2016, em São Paulo, mas não chegou a vender por aqui. Pois, diferente do seu antecessor, o EV5 tem grandes chances de chegar ao Brasil a partir de 2025.

O modelo, que terá fabricação na China e exportado para outros países, aproveitou quase que totalmente o estilo do modelo conceito de mesmo nome. O EV5 utiliza rodas de 18 ou 19 polegadas, que, curiosamente, mantém o mesmo desenho das rodas apresentadas no modelo conceito, mas que lá tinham 21 polegadas, por exemplo. Maçanetas embutidas nas portas, um bocal de carregamento maior e faróis de LED alterados também acabaram adicionados.



Kia EV6 terá motor elétrico de 215 cv de potência

Modelo é quase idêntico ao conceito de qual origina (Ministério da indústria da China/Reprodução)

Publicidade


Ainda assim, não há imagens da interna do veículo, mas espera-se que o modelo se inspire no interior do EV9, seja na estética ou nos itens tecnológicos embarcados. Em termos de dimensões, o modelo mede: 4,61 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, e altura de 1,71 metro. No entre-eixos, o EV5 mede 2,75 metros, e tais números colocam o modelo como a opção elétrica ao Sportage, que usa um conjunto híbrido.

O novo Kia utiliza a plataforma E-GMP, com suspensão dianteira McPherson e multilink na traseira, assim como outros elétricos da marca. Se o assunto é desempenho, o modelo terá um motor elétrico de 215 cv e 31 mkgf de torque, que movem as rodas dianteiras. A velocidade máxima fica limitada aos 185 km/h, e a energia do modelo fica armazenada em baterias de fosfato de ferro e lítio, do tipo Blade, feita pela chinesa BYD. É provável que no futuro o modelo tenha opção de tração integral, com tração nas quatro rodas (AWD).

Traseira larga sugere um tamanho muito maior (Ministério da indústria da China/Reprodução)

O novo EV5 será fabricado na China, numa parceria da Kia com a Yueda. Desenvolvido para ser um produto global e não apenas local, ele também chegará à América do Norte, provavelmente. Seja como for, sua estreia global será no Chengdu Motor Show, no dia 25 de agosto deste ano.

O Jornal do Carro também está disponível no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião