Você está lendo...
Kia revela novo sedã compacto com painel de HB20S e tamanho de Versa
Mercado

Kia revela novo sedã compacto com painel de HB20S e tamanho de Versa

Kia K3 estreia no México como modelo global e substituirá o compacto Rio como carro de entrada da marca; sedã pode chegar ao Brasil em 2024

Diogo de Oliveira

10 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Kia K3 sedã Cerato
Kia K3 deverá ser o primeiro carro da marca com tecnologia híbrida flex
Crédito:Kia/Divulgação

A Kia revelou no México a nova geração do K3. O nome já era utilizado na Coreia do Sul e em outros mercados como alcunha do Cerato, que acabou de sair de linha no Brasil. Entretanto, o novo Kia K3 vem substituir o compacto Rio no país latino. Ou seja, o sedã, que tem 4,54 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, será o carro de entrada da marca. Assim, vai disputar vendas com rivais compactos, como Honda City, Nissan Versa e VW Virtus.

Com dimensões generosas para a categoria (1,76 m de largura e 1,47 m de altura), o novo Kia K3 começa a ser produzido no último trimestre deste ano na fábrica de Nuevo Leon. De lá, poderá inclusive vir ao Brasil com isenção de taxa de importação – tal como o renovado Nissan Versa 2024. Além do tamanho, outro ponto alto no modelo é o visual. O sedã acompanha os novos carros elétricos da Kia, como os SUVs EV5 e EV9, e tem aparência sofisticada.

Kia K3 sedã Cerato
Kia/Divulgação

Publicidade


Novo Kia K3 tem visual de carro elétrico

Com o desenho mais recente da marca, o Kia K3 rompe com o visual clássico dos sedãs e aposta em algo mais moderno. Na dianteira, os faróis exibem assinatura contínua de LEDs que desce pelo para-choque, enquanto o conjunto óptico acompanha a grade, que mantém o formato “nariz de tigre”. Nas laterais, o destaque é a silhueta esportiva, com estilo fastback. Na traseira, as lanternas são integradas à tampa do porta-malas, também com faixa contínua de LED.

Kia K3 sedã Cerato
Kia/Divulgação

K3 com painel de Hyundai HB20S?

Além do visual moderno na comparação com outros sedãs, o novo K3 também exibe interior sofisticado. O painel tem aparência limpa, poucos botões e combina o quadro de instrumentos e o multimídia em uma peça única. Aliás, um detalhe curioso: o sedã da Kia usa o mesmo painel digital Supervision Cluster do sedã Hyundai HB20S, com display central de 4,2 polegadas. Além disso, o multimídia com tela de 10,25″ é o mesmo do SUV Creta.


Kia K3 sedã Cerato
Kia/Divulgação

Sem motor turbo

Para equipar o novo K3, a Kia foi mais conservadora que no design. Assim, o modelo terá sob o capô o motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, capaz de gerar 123 cv de potência em conjunto com câmbios automático ou manual de seis marchas. Já a versão topo de linha GT-Line terá um motor 2.0 a gasolina, também com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Este produz 152 cv de força e vem junto com a transmissão automática. A tração é dianteira.

Kia K3 sedã Cerato
Kia/Divulgação

Cerato tinha motor 2.0 e porta-malas menor

No Brasil, o Cerato contava com motor 2.0 aspirado flex de 157 cv e 19,2 mkgf de torque com gasolina – com etanol, eram 167 cv e 20,6 mkgf. O câmbio automático tinha seis marchas, com tração dianteira. Vale lembrar que, em 2022, o sedã recebeu renovação nos EUA. Em relação ao tamanho, o Kia Cerato media 4,64 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,44 m de altura e tinha 2,70 m de entre-eixos. Já o porta-malas acomodava 520 litros.

Pois o Kia K3 promete surpreender até mesmo os clientes de Cerato. Isso porque, apesar de ser alguns centímetros menor nas dimensões, o novo sedã acomoda até 544 litros no porta-malas, segundo o comunicado oficial da marca. Além disso, o modelo terá recursos modernos de assistência à condução. Como, por exemplo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e monitor de tráfego cruzado.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Nissan Versa 2024 atualiza visual e ganha conteúdos; veja o que mudou
Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião