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Kia EV6 é o primeiro modelo sul-coreano eleito Carro do Ano na Europa
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Kia EV6 é o primeiro modelo sul-coreano eleito Carro do Ano na Europa

Kia EV6 ficou entre sete finalistas e bateu outros cinco carros elétricos; na edição 2022 da premiação modelo deixou para trás Mégane E-Tech e Ioniq 5

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

05 de mar, 2022 · 3 minutos de leitura.

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Kia EV6
EV6 é o primeiro de dez veículos elétricos que a Kia lançará nos próximos anos
Crédito:Kia Motors/Divulgação

Autonomia de quase 530 km, tração integral, motorização elétrica e design bem resolvido. Foram esses os principais ingredientes que deram a vitória ao Kia EV6 na edição 2022 da premiação Carro do Ano realizada na Europa. Nunca antes um modelo sul-coreano havia sido eleito na mais importante premiação do Velho Continente- e uma das principais do mundo.

Com chegada próxima ao mercado brasileiro, o elétrico obteve o primeiro lugar, somando 279 pontos. Havia, em síntese, total de sete concorrentes. Na sequência, aparece o Renault Mégane E-Tech, com 265 pontos. Na base do pódio, o primo Hyundai Ioniq 5 (261).

O EV6 ficou acima de sete finalistas. Para completar a lista tem, ainda o Peugeot 308 (191 pontos) - o único a combustão. Skoda Enyaq iV (185), Ford Mustang Mach-e (150) e Cupra Born (144) vêm na sequência. No total, a premiação contou com 18 elétricos entre 39 competidores. Nesse sentido, quase metade era composta por modelos zero emissão.

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Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

Time de peso

Para justificar a escolha, o júri, a princípio, ressaltou as qualidades do novato. "Trata-se do melhor carro elétrico entre os finalistas. Oferece as mesmas virtudes do Ioniq 5, entretanto, com mais refinamento, qualidade, além de mais atraente em termos estéticos", defenderam os jornalistas especializados. O time, portanto, tinha 59 jornalistas automotivos de 22 países da União Europeia.

Geralmente, o vencedor do prêmio era anunciado durante o Salão Automóvel de Genebra (Suíça). Entretanto, o cancelamento da mostra exigiu a realização do evento por meio online.


O EV6 é, por fim, o terceiro veículo elétrico a receber o título de melhor carro do ano da Europa. A primeira geração do Nissan Leaf, a princípio, alcançou a honra em 2011. A premiação está na 59ª edição. O primeiro vencedor do "European Car of the Year" foi, portanto, o Rover 2000. A edição inaugural do evento aconteceu em 1964.

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12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.