Depois de lançar o EV5, seu primeiro elétrico no mercado brasileiro, a Kia prepara a estreia de mais um modelo com motor alimentado por baterias: o EV9. Prometido para dezembro, o SUV de sete lugares será o carro mais caro da marca por aqui. Apesar de ainda não ter preço divulgado, deve custar entre R$ 600 mil e R$ 650 mil.
É a mesma faixa de preços do Volvo XC90, também para sete passageiros e recheado de luxo e tecnologia. Entretanto, seu rival direto deverá ser mesmo o EX90, elétrico anunciado pela montadora sueca para o País e que já aparece até no site da marca, mas ainda sem data de lançamento confirmada. Outros rivais que deverão entrar nessa briga serão o BMW iX, de R$ 699.950, e o BYD Tan, por R$ 536.800.
Como é o Kia EV9?
Cheio de prêmios internacionais no currículo, inclusive com o título de “Melhor Carro do Ano” no World Car Awards 2024, o EV9 mede 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e tem um generoso entre-eixos de 3,10 m. Isso se traduz em bom espaço interno para as três fileiras de bancos. Com sete lugares, o porta-malas tem 330 litros, enquanto com a última fileira rebatida a capacidade sobe para 828 l.
Em outros mercados, há versões com tração traseira ou integral, mas por aqui a Kia deve trazer uma das opções de topo para não conflitar com a oferta do EV5. De acordo com um executivo da marca, o carro terá dois motores, um na dianteira e outro na traseira, que entregam juntos 384 cv e 61,1 mkgf. Já a bateria de 99,8 kWh deverá fornecer autonomia semelhante ao do EV5 nos padrões do Inmetro, ou seja, por volta de 400 km. No ciclo europeu WLTP, o alcance é de 541 km.
A Kia ainda não confirmou pacotes de equipamentos para o mercado brasileiro, já que os detalhes serão conhecidos só no final do ano. Mas é possível prever que o EV9 será repleto de tecnologias. Entre os itens de segurança, o modelo deverá receber um pacote completo de sistemas de condução semiautônoma, como frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo.
Se seguir a nomenclatura de versões do irmão menor, o SUV grandalhão poderá ter a mesma versão única Land. Nos EUA, essa opção traz rodas de 20”, sistema de som Meridian, banco do motorista com função massagem e até retrovisores por câmeras.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!