carros
Kia/Divulgação

Kia EV9: novo SUV elétrico tem 7 lugares e bateria para rodar até 540 km

Nova aposta da Kia no segmento, SUV Elétrico EV9 tem espaço para até sete adultos, plataforma da Hyundai e até bancos giratórios a bordo

Por Rodrigo Tavares 17 de mar, 2023 · 5m de leitura.

Depois de aparecer em flagras, o SUV elétrico Kia EV9 finalmente teve as primeiras imagens divulgadas pela montadora sul-coreana. O destaque fica com a similaridade entre o conceito apresentado meses atrás. Nesse sentido, a diferença está apenas no interior com o padrão visto em outros elétricos de Kia e Hyundai. O Jornal do Carro, aliás, publicou um flagra recente do modelo, que parecia estar em uma filmagem para a estreia.

O visual, portanto, é o ponto alto do utilitário, que tem 4,93 metros de comprimento e sete lugares a bordo. O desenho se manteve fiel ao do conceito e traz um ar futurista, com forte personalidade. Recortes brutos e angulares dão a imagem de imponente ao modelo, além da frente limpa e com uma barra cromada, que acompanha toda a “grade”.

Kia EV9
Traseira reta e filetes de led são detalhes marcantes do SUV (Kia/Divulgação)

Na traseira, a tampa do porta-malas agora ostenta o logo “EV9“, o que não era possível ver no conceito, bem como também a linha divisória entre a carroceria e a tampa, antes quase imperceptível. O estilo quadrado remonta à grandes sucessos da Kia, como por exemplo o modelo Soul, cujas vendas começaram no Brasil em 2010.

Maçanetas embutidas na carroceria, teto “flutuante” e apliques pretos ao redor do carro dão a impressão de que o SUV pareça menor do que realmente é, e completam o desenho. Além disso, abaixo das portas, um estribo cromado pode ser visto.

O EV9 em detalhes

Kia EV9
Painel usa a mesma arquitetura vista em demais modelos elétricos Kia/Hyundai (Kia/Divulgação)

O SUV à baterias, que utiliza a mesma plataforma E-GMP desenvolvida pela Hyundai, também terá como “irmãos” os modelos Hyundai Ionic 5 e Genesis GV60, uma vez que todos usam a mesma plataforma.

Por dentro, o contraste com o exterior futurista se dá pelo interior similar aos demais modelos elétricos do grupo Kia/Hyundai, uma vez que conta com presença de telas de 12,3 polegadas, posicionadas uma ao lado da outra, compondo o painel. O seletor de marchas fica na coluna de direção, atrás do volante.

Com 7 lugares, o SUV possui 3 fileiras de assentos, sempre com dois bancos individuais disponíveis. O destaque fica para opção de movimentar as duas poltronas individuais, como é possível ver na imagem abaixo.


Kia EV9
Par de bancos podem ser movidos livremente na traseira (Kia/Divulgação)

Por ora, a Kia não revelou detalhes técnicos. Mas a expectativa é de que o EV9 tenha um pacote robusto de baterias com 77 kWh, o que renderá uma autonomia de cerca de 540 km. O número é maior, por exemplo, que no sedã EV6, que já está à venda com autonomia de 526 km. A expectativa que a força do powertrain esteja entre 150 a 300 kw, entretanto, tais dados aguardam confirmação. A produção do EV9 está prevista para o ano de 2024.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD YUAN PLUS: COMO É O SUV ELÉTRICO CHINÊS QUE RODA MAIS QUE VOLVO XC40
Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.