Kia EV5 Land elétrico
Thais Villaça/Estadão

Kia lança SUV elétrico EV5 no Brasil e mira BYD e Volvo; veja o preço

SUV médio de 217 cv será a porta de entrada da Kia no universo dos elétricos, mas preço alto pode atrapalhar as vendas

Por Thais Villaça 27 de ago, 2024 · 7m de leitura.

A Kia traz seu primeiro carro elétrico ao mercado brasileiro, o EV5. Depois de prometer trazer o exótico EV6 cerca de dois anos atrás, mas os planos não se concretizarem, agora o SUV médio com estilo futurista chega às lojas em setembro. O preço, contudo, deve assustar muita gente: R$ 399.990.

Ainda mais por conta da avalanche de SUVs chineses que vêm inundando o mercado com valores bem mais em conta. O BYD Yuan Plus, por exemplo, custa R$ 235.800, enquanto o Neta X, que começa a ser vendido também no próximo mês, terá valores entre R$ 194.900 e R$ 214.900. Mas o principal rival deverá ser o Volvo XC40, especialmente na versão de topo. Seus preços variam entre R$ 342.950 a R$ 405.950. E quem quiser partir para algo mais premium, temos o BMW iX1, por R$ 359.950, e o BMW iX2 por R$ 443.950.

Kia EV5 Land elétrico
Thais Villaça/Estadão

Conheça o Kia EV5

Apresentado em agosto do ano passado na China, o EV5 será o primeiro carro elétrico da Kia à venda por aqui. O SUV para cinco ocupantes tem porte médio, com 4,62 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e entre-eixos de 2,75 m. No design, destaque para as luzes diurnas de LEDs, que contornam quase toda a dianteira do modelo. 

Por dentro, o carro tem recursos como banco do passageiro dianteiro que se expande para o túnel central, dando ares de sofá, e iluminação ambiente com 64 cores. No topo do painel, uma única tela divide quadro de instrumentos e central multimídia. Entre os equipamentos, oferece carregamento sem fio para smartphones e diversos sistemas de assistência ao motorista. O banco traseiro dobrável pode ficar sob o piso e abrir espaço para carga como em um furgão, com piso totalmente plano.

Kia EV5 Land elétrico
Thais Villaça/Estadão

Na mecânica, o SUV elétrico traz um motor dianteiro que gera 217 cv de potência e 31,6 mkgf de torque máximo imediato. Seu conjunto de baterias Blade de LFP (fosfato de ferro-lítio) tem 88,16 kWh, fornecendo alcance de 402 km pelo Inmetro – o SUV chega a 550 km no ciclo global. Em relação ao desempenho, a Kia informa aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, nada mal para o utilitário de 2.141 kg. O carro tem ainda sistema de frenagem regenerativa e modo i-pedal (acelera e freia com o pedal do acelerador).

EV5 foca o conforto

Para tornar seu SUV elétrico mais atrativo, a Kia lança o EV5 com alguns itens interessantes. Por exemplo, o carro incluí um carregador Wallbox com potência de 7 kW, tem as três primeiras revisões grátis (20/40/60 mil km) e assistência 24 horas por cinco anos. A garantia vale pelo mesmo período, enquanto a bateria tem cobertura de fábrica de oito anos.

Kia EV5 Land elétrico
Thais Villaça/Estadão

Indo para a lista de conteúdos, o Kia EV5 claramente foca o conforto e tecnologia a bordo. Além disso, assim como o Volvo EX30, o elétrico da marca sul-coreana utiliza materiais reciclados nos materiais de revestimento da cabine. Segundo a montadora, peças como componentes plásticos, couro sintético e os tapetes são feitos a partir de dejetos coletados do oceano.

O interior, por sua vez, é minimalista e traz poucos botões. O destaque a bodo é o grande display curvo que fica no alto do painel. São 29,9 polegadas com três displays integrados. O quadro de instrumentos tem 12,3″, o visor do ar-condicionado tem 5,3″ e o multimídia tem tela de 12,3″. A alavanca do câmbio fica na coluna de direção, há carregador de celular por indução, portas USB-C integradas aos encostos dos bancos e teto solar panorâmico. O porta-malas tem 513 litros.

Kia EV5 Land elétrico
Thais Villaça/Estadão

Alta tecnologia a bordo

Feito sobre a nova plataforma N3 do grupo Hyundai, o Kia EV5 traz também o que há de mais avançado em tecnologias de assistência à direção. O pacote ADAS vem de série e reúne alerta de ponto cego, manutenção de faixa, farol alto automático, monitor de fadiga e sistema de baliza (estaciona sozinho). Por fim, tem ainda câmeras de visão 360º, seis airbags e suspensão traseira multibraços. Por ora, o Kia EV5 desembarca somente na versão Land.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Chevrolet Blazer renasce elétrico e mira SUVs de BMW e Porsche