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Volvo XC40 e C40 vão mudar de nome para seguir EX30; entenda
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Volvo XC40 e C40 vão mudar de nome para seguir EX30; entenda

Carros elétricos da Volvo serão identificados pela letra E na inicial e perderão o sobrenome Recharge, seguindo um novo padrão mundial

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

22 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Volvo EX40 e EC40
Volvo vai substituir as nomenclaturas de XC40 e C40 para EX40 e EC40 na linha 2025
Crédito:Volvo/Divulgação

Com o compromisso de ter apenas carros elétricos em sua linha até 2030, a Volvo já começa a dar os primeiros passos para alinhar sua gama. Desse modo, a montadora sueca anunciou que vai rebatizar os SUVs XC40 e C40 como EX40 e EC40 para 2025. Assim, os modelos seguirão o mesmo padrão de EX30 e EX90, por exemplo. A dupla chega ao mercado – inclusive brasileiro – ainda neste ano.



Então nada mais de sobrenome Recharge, já que a letra “E” será responsável por indicar que o carro é elétrico. Os híbridos plug-in, que também levam o Recharge no nome, deixarão de ser produzidos eventualmente. Por ora, também terão a denominação sublimada, passando a usar as insígnias T6 ou T8, de acordo com as diferentes variantes de potência.

Caso você tenha acabado de levar para casa um XC60, não se desespere, porque isso não significa que eles sairão de linha imediatamente. Mas a medida vai tornar a nomenclatura dos carros da marca mais simples, direta e padronizada.

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Volvo/Divulgação

Novo pacote de performance da Volvo

O EX40 e o C40 terão exatamente o visual dos antecessores – a única mudança será o emblema com o nome. Contudo, a Volvo vai oferecer um novo software para aumentar a performance dos carros em alguns mercados. Ainda não sabemos se o pacote estará disponível no Brasil.

O upgrade aumenta a potência das versões com dois motores e tração integral em 33 cv. Assim, o pedal do acelerador tem novo mapeamento para obter respostas mais rápidas. Ao configurar o carro para o modo de condução “Performance”, o pico de potência passa de 408 cv para 441 cv.


Apesar do software ser um opcional para os carros da linha 2025, donos de modelos 2024 também poderão comprar o pacote e fazer o download por meio de um aplicativo da Volvo.

Volvo EX40 e EC40 Black Edition
Volvo/Divulgação

Outras novidades da linha 2025

Além dos novos nomes, o EX40, o EC40 e mesmo o XC40 híbrido (que não é vendido no Brasil) terão uma série especial chamada Black Edition. Essa opção já estava disponível para o XC60 desde o ano passado.


Os modelos da Black Edition têm pintura na cor preta Black Onyx e até os acabamentos são pretos brilhantes. Ou seja, o visual dos carros é totalmente escurecido, diferentemente de algumas outras marcas que oferecem edições assim, mas mantêm os detalhes prateados na carroceria. Por fim, há rodas de 20 polegadas e duas opções para o acabamento interno.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.