Não é todo dia que a gente vê um Kia Stinger na rua. Na verdade, no Brasil, isso é praticamente impossível. O modelo foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado. Teve até um garoto propaganda importante, de nome Emerson Fittipaldi. Mas, apesar da intensa publicidade na TV, o balanço da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, Abeifa, mostra que a Kia vendeu apenas uma unidade do esportivo. Provavalmente, para o próprio ex-piloto.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Enquanto isso, no Canadá ele é visto até em colisões. É o caso deste vídeo que chega de Toronto.
Bom, é importante dizer que, apesar de ser um carro capaz de uma performance exuberante, o esportivo sul-coreano não teve nenhuma culpa no episódio. Como pode ser testemunhado por meio da câmera instalada em um Ford logo atrás do Stinger, o cupê está parado, quietinho. E seu motorista espera pacientemente pela abertura do semáforo para fazer uma conversão à esquerda.
+ Veja nossa avaliação do Kia Stinger
+ Kia Cerato 2020 surge na China
Tudo parece seguir dentro da habitual normalidade canadense, quando repentinamente um SUV (aparentemente um Lexus) vem em sentido contrário e faz um strike. Primeiro, acerta em cheio o Stinger. Com a violência do choque, o Kia é arremessado contra o Ford. Por que a gente sabe que é Ford? Ora, por causa do característico “tundundum, tundundum” que os modelos da marca emitem para advertir quando algo está errado. Pode ser uma porta aberta com a chave na ignição, pode ser quando um Kia é jogado contra a dianteira, por exemplo.
Choque foi tão forte que a porta nem abriu
O impacto foi tão severo que provavelmente os air bags frontais de todos os carros envolvidos foram acionados. Além disso, aparentemente a porta do motorista do Kia não abriu após o choque. Tanto que no final do vídeo os dois ocupantes do cupê saem pela porta do passageiro. Aliás, um dos ocupantes, provavelmente o motorista, cai no chão logo após conseguir sair do carro.
Não se sabe por que o motorista do SUV agiu daquela forma e foi em linha reta para cima do Kia. Mas sobram hipóteses. Ele poderia estar distraído com um smartphone. Isso é muito comum no Brasil e, talvez, também no Canadá.
Outras possíveis razões: o condutor pode ter sofrido um ataque do coração, ou poderia estar sob influência de drogas ou álcool.
Seja qual for a causa, esperamos que o dono do SUV tenha uma boa apólice seguros, que cubra a reposição (ou conserto) de três carros, além dos gastos médicos.