A linha 2025 do Kia Stonic já chegou ao mercado nacional. Agora, o modelo da fabricante sul-coreana vem mais equipado. A lista de série da versão única de acabamento incorpora itens de assistência ao motorista. O carro custa R$ 149.990.
De acordo com a Kia, a lista dos recursos ADAS (siglas que vêm do inglês Advanced Driver Assistance System) tem os assistentes de centralização e de permanência na faixa de rodagem, bem como a frenagem de emergência e o sistema de detecção do limite de velocidade inteligente. Ademais, o carro vem com novo quadro de instrumentos digital com display central de LCD de 4,3″.
Na lista, continuam em cena as rodas de liga leve com 17″, a tela central de 8″ compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e o ar-condicionado digital automático. Para a segurança, tem air bags frontais, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas, sistema Isofix e sensor de estacionamento traseiro. Por fim, tem assistente de partida em rampa.
Motorização
Debaixo do capô dianteiro continua o mesmo motor 1.0 Kappa, com turbo, três cilindros e injeção direta de combustível. Entretanto, ao contrário dos primos da Hyundai, bebe apenas gasolina. O sistema é completado pela unidade de 48V. Ou seja, trata-se de um MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle). A potência total é de 120 cv e o torque fica em 20,4 mkgf, disponível entre 2.000 e 3.500 rotações por minuto. A mecânica conta, ainda, com o câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem DCT.
No total, o Stonic conta com três modos de condução (Eco, Normal e Sport). De acordo com dados do Inmetro, o consumo fica assim: 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. No tanque de combustível cabem 45 litros.
Além do design, as medidas do modelo também permanecem iguais. Portanto, segue com os mesmos 4,14 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura. O entre-eixos mede 2,58 m.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!