Embora as atenções estejam voltadas para o SUV elétrico EV5, lançado nesta terça-feira (27), e seu irmão maior EV9 (prometido para dezembro), a Kia chamou atenção para outro detalhe, a possível chegada do sedã compacto K3, mencionada pelo presidente do Grupo Gandini – que representa a Kia no Brasil -, José Luiz Gandini. Desde a saída do Cerato do mercado nacional, a marca sul-coreana não tem um sedã no portfólio. E, talvez, agora, o novato venha preencher essa lacuna.
“Talvez” porque, não é de hoje que a marca promete modelos que jamais chegaram ao Brasil. É o caso do EV6, por exemplo, que à época em que o Jornal do Carro experimentou (em 2022, leia aqui) era certo que chegaria ao País no ano seguinte. O que, até hoje, não aconteceu. “Queremos, a princípio, trazer o híbrido K3 turbo 1.0, mas para isso temos de esperar que seu índice de nacionalização chegue a 60%. Do contrário, não teremos o benefício da isenção de imposto”, afirmou Gandini, segundo reportagem do Auto Indústria.
Troca de motor
A nova aposta, que pode aparecer até o fim de 2025 por aqui, deve concorrer com modelos do naipe de Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus. Como a categoria é conhecida por oferecer carros mais econômicos, a ideia é que o sedã substitua o motor 1.4 aspirado usado em países vizinhos pela tecnologia híbrida leve utilizada no Stonic (que usa o motor 1.0 TGDI de 120 cv do primo HB20 aliado a uma unidade de 48V). Isso, inclusive, pode ser uma boa alternativa para diminuir índices de emissões e, de quebra, os impostos mencionados por Gandini – pois aumentaria o índice de nacionalização.
Como é o K3?
O K3 é fabricado no México (de onde viria importado) e mede 4,55 metros de comprimento. Ademais, tem 1,77 m de largura, 1,48 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. No porta-malas, cabem 544 litros. O sedã tem duas versões de acabamento no mercado externo, EX e GT-Line. De série, o K3 tem ar-condicionado automático bi-zone e central multimídia de 8″, bem como sistemas de auxílio a condução. Dentre eles, nesse sentido, os assistentes de frenagem automática, detecção de pedestres e ciclistas e detector de ponto cego. A versão mais cara soma tela central de 10,25″, carregador de celular por indução e rodas de 17″.
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