Alguns modelos oferecidos no mercado como Volkswagen Tiguan Allspace, Hyundai New Tucson e Audi A3, por exemplo, vêm equipados com o câmbio de dupla embreagem. A sueca Koenigsegg foi mais longe no Jesko e apostou em oito delas. A caixa de câmbio leva o curioso nome de Light Speed Transmission, referência a uma “transmissão na velocidade da luz”.
O hiperesportivo lançado em março de 2019, não tem muitos parâmetros. Na verdade, ele quer ser o pioneiro. Dessa inovação surgiu a Light Speed Transmission, que permite basicamente mudar para qualquer marcha que desejar, sem a necessidade de passar em sequência.
Leia Mais
A transmissão utiliza oito atuadores, acopladores hidráulicos e sensores de pressão. Na realidade, são sete embreagens, mas a oitava atua diretamente no diferencial eletrônico, e está sempre ativa. Excluindo um atuador que funcionará para a marcha ré, as demais são distribuídas nos três eixos de transmissão. Logo, duas embreagens por eixo e três engrenagens que funcionam em pares.
Aliás, o volante de inércia, que serve para armazenar energia mecânica, não equipa o Jesko. E nem há necessidade. O virabrequim do incrível motor V8 biturbo de 5 litros e 1.600 cv é acoplado diretamente ao eixo de entrada da transmissão.
Como mencionado anteriormente, essa engenhosidade permite a troca de marchas de forma não-sequencial. Caso queira mudar da 7ª marcha para a 4ª, por exemplo, não precisa passar para a 6ª, 5ª e então a 4ª, como é o padrão. O sistema permite que a troca seja quase simultânea, “na velocidade da luz”, sem qualquer perda de torque.
De acordo com a Koenigsegg, a mudança acontece em 20 a 30 milissegundos. Já as embreagens podem abrir e fechar em cerca de 2 milissegundos. Para surpreender mais um pouco, a LST pesa apenas 90 kg. Ante ao peso total do modelo, de 1.400 kg.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seSaiba mais sobre o Koenigsegg Jesko
O supercarro foi apresentado no ano passado, no Salão de Genebra, na Suíça. O modelo sueco possui motor V8 biturbo de 5 litros que rende 1.600 cv e torque de 153 mkgf. A transmissão é automática de nova marchas. O Jesko tem uma carga aerodinâmica 30% superior à do One e 40% superior à do Agera RS. Isso quer dizer que, em sua velocidade máxima de 482 km/h, o carro consegue gerar 1.400 kg de downforce.
A Koenigsegg afirma que o modelo ficará limitado a apenas 125 unidades, que já estão esgotadas. O preço oferecido para ter um máquina sueca como essa em casa, é de R$ 2,7 milhões de euros, ou cerca de R$ 17 milhões, em conversão direta, sem impostos.