A marca sueca Koenigsegg se garante no mundo dos superesportivos, mas até eles se surpreenderam. Todas as 125 unidades que ainda serão construídas do seu novo superesportivo, o Jesko, já foram vendidas.
Ao preço inicial de 2,7 milhões de euros – mais impostos – o que dá algo em torno de R$ 12 milhões. Apresentado durante o Salão de Genebra, na Suíça, o modelo teve 83 unidades vendidas antes de ser mostrado no evento, entre 7 e 17 de março. Os outros 42 exemplares restantes foram vendidos em cinco dias na mostra.
A produção do sucessor do Agera RS irá começar apenas no final de 2020 e quando iniciar será de apenas um carro por semana. Já que o superesportivo em sua maior parte é produzido à mão. O nome do modelo faz uma deferência ao pai de Christian Von Koenigsegg, o fundador da companhia.
VEJA IMAGENS DE OUTRO SUPERESPORTIVO, O MCLAREN SENNA GTR:
Mecânica do Jesko
O Jesko tem um motor V8 biturbo de 5 litros que rende 1.600 cv com etanol ou 1.280 cv com gasolina. A velocidade máxima declarada pelo fabricante é de 482 km/h, mas em simulações virtuais, a Koenigsegg diz que o carro é capaz de atingir os 500 km/h. O torque é de 153 mkgf e a transmissão é automática de nove marchas.
Vídeo da semana: Testamos o novo Mercedes-AMG C 63 S, o ‘monstro’ do dia a dia
A Koenigsegg informa que o Jesko exerce pressão aerodinâmica 30% superior à do superesportivo One:1 e 40% superior à do Agera RS. Ainda de acordo com a marca sueca, isso representa 1.400 kg de pressão sobre o solo, valor igual ao peso do supercarro.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube: