Mercado

Os carros que se deram bem em setembro

Lista inclui Prisma, Kwid, Jetta e Sandero

Redação

03 de out, 2019 · 8 minutos de leitura.

Renault Kwid" >

Mudanças de gerações e renovações foram essenciais para o bom resultado de alguns carros no ranking de vendas de setembro. Elas beneficiaram Prisma, Kwid, Jetta e Sandero. Outros modelos que se destacaram no mês passado, por razões diferentes, foram Renegade e Kicks.

Alterações em modelos como Corolla, HB20 e o próprio Prisma beneficiaram esses carros.

Kwid surpreende no terceiro lugar

O Kwid foi uma grande surpresa em setembro, por obter a terceira posição entre os mais vendidos. O modelo da Renault, dia a dia no mês passado, não estava mostrando todo esse ímpeto.

Nos últimos dias de setembro, no entanto, o Kwid disparou, deixando para trás Ka e HB20, para obter sua posição.

As mudanças de geração e renovações ajudaram o desempenho do Kwid, pois foram o fator que levou à queda do HB20. O vice-líder no acumulado do ano (veja mais abaixo) ficou apenas com a quinta posição do ranking de vendas.

O hatch renovado acaba de chegar às lojas. No último mês da versão antiga, houve queda nos emplacamentos do modelo.

 

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO DE 2019

 

 

Prisma dispara vendas da Chevrolet

Com o Prisma, no entanto, foi o contrário. Apesar de seu sucessor, o Onix Plus, também ter chegada às lojas no último fim de semana, o modelo foi o segundo mais vendido do País em setembro.

Diferentemente do HB20, cuja produção em Piracicaba (SP) é limitada, o Prisma tinha muitas unidades em estoque. Isso acabou levando a promoções, que ajudam a justificar as vendas altas do sedã.

Tanto que seu irmão Onix também teve um desempenho acima da média, ultrapassando os 21 mil emplacamentos – um de seus melhores números do ano.

Com o primeiro lugar do Onix e o segundo do Prisma, a Chevrolet conseguiu uma proeza rara: ter o líder e o vice-líder do ranking de vendas. Isso havia ocorrido pela última vez há quatro anos, com os Fiat Palio e Strada (leia detalhes aqui).

Além disso, o bom volume da dupla levou a Chevrolet aos 40.836 emplacamentos em setembro. Com isso, obteve vantagem de mais de 5 mil unidades para a Volkswagen, que vinha se aproximando nos últimos meses.

Sandero e Jetta

Pela primeira vez desde a chegada da nova geração, o Volkswagen Jetta conseguiu o terceiro lugar no ranking de vendas de sedãs médios. A transição do Cruze da linha 2019 para a 2020 foi a principal responsável pelo desempenho do modelo (confira detalhes).

Além disso, o segmento passou por um mês atípico, já que o Corolla também acaba de mudar de geração – e já vem registrando vendas além da expectativa.

Jetta
Volkswagen Jetta (Foto: Felipe Rau/Estadão)

 

 

Quanto ao Sandero, o modelo da Renault teve uma forte queda em vendas em agosto, quando passou por reestilização e recebeu outras mudanças. Agora, se recuperou com força total. Foi o 12º mais emplacado em setembro, com 5.355 emplacamentos.

SUVs

O segmento de SUVs, após o triunfo do Creta, líder em agosto, voltou a ter o Renegade no primeiro lugar. O modelo da Hyundai, no entanto, conseguiu a segunda posição, à frente do Jeep Compass.

Já o Kicks, que havia caído para a sexta posição em agosto, recuperou seu posto em setembro. O Nissan foi o quarto mais vendido da categoria.

Pior para o T-Cross, o quarto em agosto. Em setembro, ele caiu para o sexto lugar. Entre o Volkswagen e o Kicks apareceu o Honda HR-V, em quinto.

Acumulado de 2019 e apostas

Onix e Corolla são alguns dos modelos que, desde o mês passado, já haviam garantido seus postos de líderes de 2019 por antecipação (leia detalhes aqui). Com a retomada da liderança do Renegade, o Jeep também não pode mais ser alcançado.

O modelo já tem cerca de 6,5 exemplares de vantagem para o segundo colocado, o médio Compass.

Considerando apenas o segmento de SUVs compactos, a liderança do Renegade é ainda mais certa. Ele já soma quase 9,5 mil exemplares de vantagem para o Creta.

Entre os dez mais vendidos de janeiro a setembro de 2019, a briga pelo segundo lugar continua aberta. O HB20 tem 77.529 emplacamentos. Está menos de mil unidades à frente do Ford Ka (76.753).

Com o bom desempenho de setembro, o Prisma tem o quarto lugar, mas deve perdê-lo. Isso porque só continuam com este nome as versões Joy – as demais agora são Onix Plus.

O sedã Chevrolet tem 65.415 e vai perder sua posição para o Kwid (64.870). Já em relação aos sedãs compactos, sua liderança, que era incerta, está garantida. O segundo colocado, Ford Ka Sedan, está bem distante, com 36.500 unidades vendidas.

Os carros mais vendidos de janeiro a setembro de 2019

1 – Chevrolet Onix – 179.391 unidades
2 – Hyundai HB20 – 77.529
3 – Ford Ka – 76.753
4 – Chevrolet Prisma – 65.415
5 – Renault Kwid – 64.870
6 – Volkswagen Gol – 60.276
7 – Fiat Strada – 56.629
8 – Fiat Argo – 55.110
9 – Volkswagen Polo – 51.315
10 – Jeep Renegade – 50.113

FONTE: FENABRAVE