Redação

05/06/2019 - 5 minutos de leitura.

Lamborghini Huracan Sterrato é conceito de superesportivo off-road

Lamborghini Huracan Sterrato é estudo de como um superesportivo poderia, também, ter aptidões off-road

LAMBORGHINI HURACAN STERRATO Crédito: LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A fixação em colocar superesportivos fora do seu habitat é algo que não sai da cabeça dos amantes de carros. Deve ser por isso que a Lamborghini mostrou o conceito Huracan Sterrato.

Baseado no Huracan Evo, o Sterrato (ou sujeira, em Italiano), traz um pouco do DNA do SUV Urus para o superesportivo. A altura em relação ao solo foi aumentada em 47 mm e o ângulo de ataque foi melhorado em 1%, enquanto o ângulo de saída aumentou em 6,5%.

A Lamborghini também aumentou a bitola do carro em 30 mm e colocou rodas de 20 polegadas equipadas com pneus desenvolvidos especialmente para o modelo. Os pneus tem paredes mais altas para melhor absorção de impactos e melhor aderência.

Continua depois do anúncio

LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Além disso, a Lamborghini adotou para-lamas alargados, para fazer jus a bitola mais larga, protetores sob a parte inferior do carro, além de saias laterais, reforçadas, de alumínio. A marca italiana pensou também nas proteções contra pedras para as entradas de ar e o motor.

Se anoitecer, sem problemas, a Lamborghini instalou também uma faixa de LEDs no teto e também no para-choque dianteiro. Por dentro, tapetes de alumínio, bancos esportivos de fibra de carbono, cintos de segurança de quatro pontas e santantônio de titânio.


LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO
Motorização do Huracan Sterrato

Sob o capô, é mantido o motor V10 de 5,2 litros que rende 640 cv. A tração é a integral com esterçamento das quatro rodas, vetorização de torque e suspensão modificada. Tudo controlado pela LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata), que foi calibrada especialmente para o uso no fora de estrada e melhorar a tração e aceleração no eixo traseiro.

Segundo o Chefe da Área Técnica (CTO) da Lamborghini, Maurizio Reggiani, “O Huracan Sterrato mostra o comprometimento da Lamborghini em ser uma marca que vai ditar tendências: Um carro superesportivo com capacidades off-road, o Sterrato demonstra a versatilidade do Huracan e abre as portas para outra referência de desempenho e emoção ao dirigir”, declarou Reggiani.


Superesportivo off-road não é novidade

Em 1973 e 1974 a Lamborghini já fez experiências nessa área. O piloto de testes Bob Wallace modificiou um Lamborghini Jarama e um Uracco, para uso no deserto, “combinando a alta performance da Lamborghini a capacidades off-road”.

Além disso, a Porsche também apostou nessa mistura – mas foi além. Em 1984 a marca foi ao Rali Paris-Dakar com várias unidades do 911 Carrera 4×4, que nada mais eram do que mulas de desenvolvimento de um sistema de tração 4×4. Terminaram em 1º, 2º e 26º, respectivamente.

No ano seguinte, a marca apostou no 959 – primeiro superesportivo da companhia. Os três carros acabaram saindo do rali por problemas. Em 1986, melhor sorte, terminando a prova em 1º, 2º e 5º com o 959.


LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS