Você está lendo...
Lamborghini Miura de ‘Um Golpe a Italiana’ é encontrado
Antigos

Lamborghini Miura de ‘Um Golpe a Italiana’ é encontrado

Miura utilizado em filme 'Um Golpe a Italiana' de 1969 está com colecionador de Liechtenstein e teve origem confirmada pela Lamborghini

Redação

21 de mai, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

miura
Lamborghini Miura P400
Crédito:LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Carros usados em filmes costumam ficar famosos – e quando não são destruídos – ficam também mais valiosos para amantes e colecionadores. No filme ‘Um Golpe a Italiana (The Italian Job), de 1969, um Lamborghini Miura aparece nas filmagens. Além dele, o filme ficou marcado pelos Mini que também aparecem.

E o esportivo italiano que surge no início do filme foi restaurado e, agora verificado pela divisão de antigos da marca, a Lamborghini Polo Storico. Mas a história é ainda mais interessante. Quando a produtora, Paramount, pediu um Miura para a Lamborghini, nem a montadora, nem o estúdio queriam destruir um exemplar do esportivo novo em folha.

miura

Publicidade


LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Por isso, a Lamborghini cedeu uma unidade já batizada do Miura, para ser usada na cena de colisão e outro novo e 100% funcional. Apesar de nas imagens o carro parecer vermelho, por causa do filme e das lentes da época, ele era um Miura laranja (Arancio Miura, em italiano).

Originalmente, o carro tinha interior branco, porém como o que foi destruído nas filmagens tinha revestimento de couro preto, a fábrica deu um “jeitinho”. Antes de ser enviado para o filme, trocaram os bancos originais por outros, pretos, usados em testes.

miura

LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Quando voltou, recebeu os assentos corretos, na cor branca e foi enviado a seu primeiro dono, em Roma, na Itália. O Miura Arancio P400, rodou o mundo antes de ir parar na Inglaterra para venda.

Foi então que o colecionador de Liechtenstein, Fritz Kaiser, pagou cerca de US$ 500 mil (algo em torno de R$ 2 mi na cotação atual) pelo carro. Para garantir a veracidade e certificação de seu modelo enviou ao centro de antigos da Lamborghini.

miura

LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

Lá, a marca confirmou, por meio de documentação histórica guardada e também por consulta, com um antigo funcionário, Enzo Moruzzi, que esse era o Miura de chassi #3586. Moruzzi foi o responsável por levar o carro até as filmagens e guiá-lo nas cenas de dublê, que esse era o mesmo Miura P400 do filme “Um Golpe a Italiana”.

Miura P400

O Lamborghini Miura P400 tinha motor V12 de 3,9 litros, central-traseiro. Esse motor rendia 350 cv. O Miura teve ainda outras versões, 400S de 370 cv e mais comodidades como vidros elétricos, a P400 SV de 385 cv e a SVJ – que teve apenas um exemplar produzido. E outros quatro SV que foram convertidos em SVJ.

miura

LAMBORGHINI/DIVULGAÇÃO

LAMBORGHINI HURACAN PERFORMANTE:

Deixe sua opinião