Leapmotor T03
Leapmotor/Divulgação

Leapmotor começa a produzir; veja os carros que podem vir ao Brasil

Leapmotor abre produção na Europa de subcompacto elétrico T03; empresa chinesa da Stellantis também virá ao mercado brasileiro futuramente

Por Rodrigo Tavares 25 de jun, 2024 · 3m de leitura.

Enquanto a Europa se preocupa em taxar modelos elétricos vindos da China, numa tentativa de frear a forte concorrência, a montadora Leapmotor, recentemente adquirida pela Stellantis, apresenta um novo modelo por lá. Trata-se do T03, um subcompacto da marca fabricado na fábrica do Grupo Stellantis em Tychy, na Polônia.

Leapmotor/Divulgação
Leapmotor T03 (Leapmotor/Divulgação)

Segundo informam a Reuters e o site InsideEVs Brasil, além do subcompacto, a fábrica polonesa também abrigará futuramente outro projeto. Contudo, agora, trata-se de um utilitário esportivo, ainda chamado de “projeto A12”, desenvolvido pela chinesa para o mercado europeu. Assim, o T03 começa sua produção em massa já em setembro deste ano.


Já o SUV da marca deverá esperar mais um pouco, entretanto, com o início de sua produção previsto apenas para o início do próximo ano. Contudo, ainda falta uma confirmação oficial da Stellantis, que assinou um acordo com a Leapmotor, em outubro de 2023, assumindo 21,2% das ações ao preço de 1,5 bilhão de euros, pouco mais de R$ 8,8 bilhões em conversão direta.

Stellantis/Divulgação
Stellantis/Divulgação

Em maio, surgiu a joint venture Leapmotor Internacional, responsável pela fabricação dos modelos da marca na Europa. Isso se traduz no pagamento de impostos para a Comissão Europeia, bem como a importação do SUV C10, por exemplo. Quanto ao Brasil, durante uma coletiva realizada na fábrica da Stellantis em Betim (MG), o presidente do grupo Stellantis para a América Latina, Emanuele Cappellano, anunciou que a marca ainda está na fase de estudos de mercado e de posicionamento.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD King: sedã hibrido plug-in quer ser o novo rei do segmento