Você está lendo...
Lendário designer da Lamborghini, Marcello Gandini morre aos 85 anos
Notícias

Lendário designer da Lamborghini, Marcello Gandini morre aos 85 anos

Criador das formas de esportivos como Miura, Countach e Ferrari 308 GT4, Marcello Gandini foi responsável por inúmeros modelos marcantes

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

14 de mar, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Marcello Gandini fez inúmeros sucessos para Lamborghini, bem como Ferrari e BMW
Crédito:Carscoops/Reprodução

Um dos designers automotivos mais famosos do mundo, Marcello Gandini, morreu ontem (13) aos 85 anos, segundo informe do veículo de comunicação estatal italiano RaiNews. Conhecido por trabalhos lendários na Lamborghini, Gandini foi responsável pelo design de modelos como os esportivos Miura, Countach e Diablo, por exemplo.

Além disso, dentre os modelos desenhados por ele, destacam-se nomes famosos, como o Lancia Stratos, Fiat X1/9 e o Bugatti EB110. Um de seus mais famosos trabalhos foi à frente da firma de design Bertone, onde ficou de meados dos anos 1960 até 1980, ajudando a definir as linhas de modelos hoje clássicos.



Lamborghini Diablo foi uma das muitas criações de Gandini para a Lamborghini (Lamborghini/Divulgação)

Publicidade


Como exemplo, pode-se citar o primeiro Volkswagen Polo, os esportivos Alfa Romeo Montreal e Maserati Khamsin, bem como a Ferrari 308 GT4. Após seu período na Bertone, o desenhista nascido em Turim “seguiu carreira solo”, trabalhando de maneira independente para montadoras, como a Citroën, resultando no desenvolvimento do clássico BX, e na Renault com o R5 Turbo.

Gandini também foi responsável por outros sucessos

Além disso, outros trabalhos memoráveis de Gandini incluem o grand-tourer Lamborghini Espada, o primeiro BMW Série 5, e o exótico esportivo Cizeta-Moroder V16T. Até recentemente, Gandini ainda trabalhou em um conceito da Tata Motors para o Salão de Genebra, em 2017. Com trabalhos também em desenhos industriais e de mobília, ele recebeu um título honorário em engenharia mecânica do Instituto Politécnico de Turim, por exemplo.

(Lamborghini/Divulgação)

Por fim, o velório do lendário designer acontece em seu estúdio em Almese, e está marcado para acontecer entre hoje, das 15h às 19h, e na sexta-feira, das 10h às 12h, horário local, segundo a RaiNews. O funeral em si está previsto para ocorrer na noite de sexta-feira, ou no sábado.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto


Deixe sua opinião