Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02/06/2022 - 5 minutos de leitura.

Mais vendidos: Strada e HB20 mantém liderança e Tracker sobe, veja o ranking

No ranking de maio, Volkswagen Gol sobe para o top 5 e Chevrolet Tracker dispara na categoria de SUVs; Fiat Argo e Pulse somem do top 10

Chevrolet Tracker Crédito: Chevrolet/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O meio do ano chegou e os emplacamentos de maio apresentam leve melhora, embora estejam ainda longe de representar uma recuperação do mercado. De acordo com o balanço da Fenabrave, a federação dos concessionários, foram vendidos 174.815 veículos no último mês. Ou seja, um crescimento de 28,22% sobre abril, quando 136 mil unidades foram entregues. Ao mesmo tempo, as montadoras continuam a sofrer com a falta de componentes. E, por causa disso, o último mês voltou a ter reviravoltas no ranking dos carros mais vendidos.

Vale mencionar que o top 3 da lista continua igual. Assim, não é surpresa que a Fiat Strada permaneça em primeiro lugar nas vendas gerais, e dificilmente perderá esse posto. Em segundo, o Hyundai HB20 ainda é o líder entre os automóveis, com larga vantagem em relação ao Fiat Mobi, que ficou em 3° lugar. Em seguida, temos o Chevrolet Onix, que continua na luta para se recuperar, mas ainda não conseguiu retomar a liderança do HB20.

Mas a partir do 5° lugar, as mudanças são significativas. Inclusive, quem ficou com essa posição foi o Volkswagen Gol, que, em abril, ficou na 31ª posição. O hatch veterano da marca alemã impressionou nos números, registrando 6.890 emplacamentos em maio. Um aumento expressivo se considerar as 837 unidades de abril. Com isso, a VW ainda vê uma luz nesses tempos difíceis, mas precisará de muito mais para se reerguer no ranking das marcas.

Continua depois do anúncio

Volkswagen/Divulgação

Ranking de SUVs virou

A principal novidade é a liderança dos SUVs que, dessa vez, ficou com o Chevrolet Tracker, que não emplacava bem desde o final de 2021. O modelo ocupou o 6° lugar, com cerca de 6.500 unidades. Dessa forma, ultrapassou rivais como o Hyundai Creta, presente no “top 10”, e o Volkswagen T-Cross, que ficou no “top 5” nos meses anteriores.  

Quem levou um tombo em maio foi o Fiat Pulse. Em apenas um mês, o modelo feito em Betim (MG) despencou do topo dos SUVs (foi 5° lugar em abril) para a 13° posição, com 4.950 unidades. Por outro lado, a dupla Compass e Renegade, da Jeep, continua na mesma. Contudo, com o Renegade fora do pelotão da frente dos SUVs.


DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Confira os 15 carros mais vendidos de maio

VW começa a se recuperar

O ranking das marcas também tem mudanças. Embora a Fiat e a GM continuem a dominar o topo, a Volkswagen apresentou leve recuperação em relação a abril, quando ficou em 6° lugar. Em maio, a alemã voltou para a 3° posição, com 24.293 emplacamentos. Contudo, ficou por pouco à frente da Hyundai e da Toyota, 4ª e 5ª colocadas. Seja como for, a VW ainda sofre com a crise dos semicondutores e espera pelos próximos lançamentos.  


Fiat/Divulgação

Ranking: as marcas em maio

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Action

Ver agora