Notícias

Marca chinesa lança o Punk Cat, um clone elétrico do Volkswagen Fusca

Sósia chinês do Fusca, o Punk Cat estreia no Salão de Xangai com desenho inspirado no ícone da Volkswagen e cabine retrô com telão

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

20 de abr, 2021 · 4 minutos de leitura.

ORA Punk Cat Fusca elétrico" >
ORA Punk Cat, clone chinês e elétrico do Volkswagen Fusca, estreia no Salão de Xangai de 2021
Crédito:Newspress

A Volkswagen está avançando rapidamente no mercado de carros elétricos, mas até hoje não apresentou uma versão elétrica do clássico Fusca. Pois os projetistas chineses da ORA, marca de veículos elétricos da Great Wall, foram mais rápido. E apresentam nesta edição 2021 do Salão de Xangai um Fusca elétrico digno de provocar nostalgia nos fãs.

Com design inspirado em exemplares alemães do Fusca do fim dos anos 1960, o ORA Punk Cat reproduz os principais elementos estéticos que consagraram o hatch da Volkswagen. Estão lá o capô em arco envolvido pelas grandes e abauladas caixas de rodas. E a pintura estilo “saia e blusa”, que, no modelo chinês, combina um verde escuro com branco.

ORA Punk Cat Fusca elétrico
Carscoops/Reprodução

Cabine retrô com telão multimídia

Mesmo por dentro, o ORA Punk Cat buscou recriar o ícone da Volkswagen projetado por Ferdinand Porsche. A cabine tem estilo absolutamente retrô, que incluí saídas de ventilação que imitam turbinas, bem como o volante clássico com um aro metálico que servia para acionar a buzina. O ambiente, no entanto, capricha no acabamento, bem como nas tecnologias.

A despeito do visual “anos 60”, o Fusca elétrico chinês traz uma grande tela multimídia no topo central do painel, em formato retangular e com imagens de alta definição. O sistema é permanentemente conectado à internet 5G, o que permitirá atualizações remotas pelos usuários. Já o quadro de instrumentos tem uma tela redonda, também retrô.

ORA Punk Cat Fusca elétrico
Carscoops/Reprodução
ORA Punk Cat
Carscoops/Reprodução

Uma das vantagens das plataformas de carros elétricos é o aproveitamento de espaço. Pois o Punk Cat se destaca nesse quesito, com quatro portas e ótimo acesso ao banco traseiro, que conta até com saídas de ventilação. Há luxos como bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio (por indução) e teto solar panorâmico.

ORA Punk Cat
Carscoops/Reprodução

Lançamento no último trimestre

Se a Volkswagen não tem sequer uma previsão de lançar o Fusca elétrico, a ORA pretende iniciar as vendas do Punk Cat no último trimestre deste ano. Por enquanto, a marca chinesa não detalhou as especificações. Mas já se sabe que o sósia chinês do Fusca possui tração dianteira. Ou seja, não tem uma das principais características (e trunfos) do clássico besouro.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Continua depois do anúncio