Você está lendo...
Melhor Hatch Compacto: os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2024
Notícias

Melhor Hatch Compacto: os finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2024

Eleito melhor hatch compacto da última edição, Citroën C3 volta à disputa e encarar o "primo" Peugeot 208 e o renovado Volkswagen Polo

Redação

04 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Trilha Jornal do Carro Prêmio Estadão Mobilidade 2024
Citroën C3, Peugeot 208 e VW Polo são os finalistas da categoria Melhor Hatch Compacto da Trilha JC no Prêmio Estadão Mobilidade 2024
Crédito:Montagem/Jornal do Carro/Divulgação

Por décadas, os hatches compactos concentraram as vendas de carros novos no Brasil. Entretanto, o sucesso dos SUVs nos últimos anos fez o segmento perder espaço. Mas a categoria recebeu muitos lançamentos em 2023 e voltou aos holofotes. E três desses recentes lançamentos são candidatos a Melhor Hatch Compacto na trilha do Jornal do Carro e disputam, portanto, o troféu do Prêmio Mobilidade Estadão 2024.

Neste ano, o Citroën C3, que foi o vencedor da última edição, encara dois adversários difíceis. Um deles, o “irmão” Peugeot 208, que recebeu o motor 1.0 turboflex de 130 cv e o câmbio automático CVT emprestados da Fiat – todas, marcas do grupo Stellantis. Só que a dupla francesa enfrenta o VW Polo, que decolou nas vendas com a chegada da linha 2024 e do inédito Polo Track, modelo de entrada que veio substituir o Gol, que saiu de linha.

MELHOR HATCH COMPACTO

Citroën C3

Disponível em quatro versões, o novo Citroën C3 é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro. O hatch oferece opções de motores 1.0 (75 cv) e 1.6 (120 cv), ambos flexíveis, e câmbios manual (5 marchas) e automático (6 velocidades). O preço começa em R$ 69.990 e vai até R$ 97.790. Com produção na fábrica de Porto Real (RJ), é o campeão de vendas da marca francesa da Stellantis e soma 21.252 emplacamentos até outubro. Um destaque é o multimídia com tela de 10″ e espelhamento sem fio com celulares Android e Apple.

Publicidade


Peugeot 208

Importado da Argentina, onde tem produção na fábrica de El Palomar, o Peugeot 208 é o carro-chefe da marca do leão em 2023, com 23.084 unidades até outubro. O compacto está disponível em sete configurações com motores 1.0 (75 cv), 1.0 turbo (130 cv) e 1.6 (120 cv), todos flexíveis. Além disso, oferece opções de câmbios manual (5 marchas), automático (6 marchas) e do tipo CVT (simula 7 marchas). Tem construção e acabamento caprichados, bem como o multimídia com tela de 10”. Por fim, é o único com opção de teto solar.

VW Polo

Após o lançamento da inédita versão de entrada Track em janeiro, o Volkswagen Polo recolocou a marca alemã na disputa pela liderança de mercado. Com preço a partir de R$ 87.290 para o Polo Track, e de R$ 89.990 para o Polo “normal”, o hatch aparece à frente dos rivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 nas vendas até outubro, com um total de 83.050 emplacamentos. Com a linha mais completa da categoria, tem versões 1.0 (84 cv), 1.0 turbo (116 cv) e 1.4 turbo (150 cv), todas flex. O preço vai até R$ 149.990 na versão GTS.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil

Deixe sua opinião