Um anúncio da Mercedes-Benz no site “Jornal da Cidade”, publicação conhecida por propagar fake news, se tornou alvo do Sleeping Giants BR no Twitter. Inspirado no equivalente dos EUA, o perfil mostra empresas que anunciam e, com isso, financiam sites de notícias falsas.
Ao marcar as empresas na reprodução do anúncio da página, o Sleeping Giants espera que elas tenham acesso ao tipo de conteúdo que está associado ao produto e à marca. O foco, segundo o perfil, é descapitalizar sites que publicam mensagens de ódio e notícias falsas nos tempos atuais.
O anúncio exposto pelo perfil mostra o Mercedes Sprinter, um dos comerciais leves mais vendidos do País. Após ser cobrada, a Mercedes-Benz respondeu via Twitter que “provavelmente você também verá informações sobre a nossa marca nas suas mídias sociais e em outros canais de notícias, por exemplo. A nossa empresa não tem controle sobre em quais canais o Google vai mostrar determinado anúncio.”
Leia Mais
A resposta da empresa é referente ao fato de que os anúncios são pagos via agência de publicidade ao Google. E, basicamente, a plataforma distribui eles pelo Google ADS por sites que têm conteúdo ligado à marca ou ao produto. Outra parte geralmente está associada a sites de audiência alta, como ocorre com os de notícias falsas (fake news), porém de conteúdo generalista e sério.
No entanto, isto não é verdade. A Mercedes, assim como todas as outras, possui sim controle e pode colocar os sites que propagam fake news em uma lista de bloqueio (assim como fazem para os de conteúdo pornográfico). Após isso, os anúncios não são mais disparados para eles.
Em resposta a empresa afirmou que: “A Mercedes-Benz acionou todas as agências de Marketing e Publicidade que atuam em todas as unidades de negócios da marca para a retirada imediata das informações em sites de mídias programáveis. A marca não apoia este tipo de sites e está tomando as medidas necessárias.”
Ford e Jeep já foram questionadas pelo Sleeping Giants BR
Além da Mercedes-Benz, anúncios da Ford e da Jeep também já apareceram anteriormente em publicações do mesmo site. No caso da Ford, a resposta foi direta a um consumidor que questionou a marca em relação aos anúncios. No caso da Jeep, foi direto ao Sleeping Giants BR.
Em ambos, as empresas responderam que estavam revendo suas políticas de publicação de anúncios automáticos. Elas também reforçaram ser contra a publicação de notícias falsas, além de melhorar o monitoramento dos locais nos quais a marca estaria sendo anunciada.
Confira o tweet:
De qualquer forma, a nossa agência de Marketing está fazendo uma reavaliação das páginas em que as nossas informações estão sendo expostas. Obrigado pela preocupação com a nossa Marca!
— MercedesBRpress (@MercedesBRpress) May 26, 2020
*Atualizado às 17:48