Imagine que você está atrasado para uma reunião no trabalho e resolve participar online, via Zoom, enquanto dirige. Então, em vez de usar a câmera do celular ou do computador, você usa uma câmera no painel do carro. Pois esta é a proposta da Mercedes-Benz para o novo Classe E. Pois é, a marca alemã vai apresentar a nova geração (W214) do sedã grande de luxo neste primeiro semestre, mas resolveu não falar de tamanho ou mecânica.
Assim, preferiu anunciar o inédito uso de apps baixados da internet direto pela central MBUX. O Classe E 2023 terá acesso direto ao Zoom (plataforma de de vídeoconferência), ao TikTok (rede social de vídeos curtos) e ao Angry Birds (jogo que é febre mundial há anos), entre outros apps.
Supertelas a bordo
Segundo a Mercedes-Benz, a nova geração do Classe E terá o painel multitelas presente no novo Classe S e nos elétricos EQS e EQE. Além disso, terá sistema de som Burmester 4D, com 17 falantes, quatro reverberadores montados na estrutura do carro, tudo compatível com Dolby Atmos. Para usar conteúdo online com a internet 5G do veículo é preciso pagar planos extras do Mercedes Me, serviço de auxílio, informação e rastreamento.
Mas o destaque fica para as telas. O sistema Hyperscreen do Mercedes-AMG EQS usa três telas com tecnologia OLED de alta definição (1920 x 1080) sob um painel de vidro. Os displays exibem o quadro de instrumentos (12 polegadas) e o multimídia central (17″). E há ainda a terceira tela (12,3″), que só funciona se o carona estiver no banco. Este display permite usar serviços que demandam interação.
Entretanto, no caso do novo Classe E, o sistema terá o nome de Superscreen (“supertela” em tradução livre), o que pode indicar tamanho ou resolução menores que no EQS. Por ora, a Mercedes-Benz ainda não divulgou as especificações.
Câmera monitora o motorista
Mas a montadora alemã já confirmou que, além do Superscreen, o Classe E 2023 terá uma câmera no topo do painel que faz fotos e vídeos. É com ela que os passageiros poderão interagir nas redes sociais enquanto viajam. Também é função da câmera monitorar o condutor e impedir que ele assista a vídeos ou veja apps de interação enquanto estiver dirigindo. O monitoramento aciona um filtro eletrônico que escurece as imagens das duas telas à direita no ângulo de visão do motorista.
Ainda segundo a fabricante, o software do MBUX só desbloqueia streaming de vídeo e outros apps quando o passageiro estiver no banco do carona. O motorista só tem acesso a tudo se estacionar o carro. O som, porém, fica disponível para todos na cabine. É algo semelhante à tecnologia que a Jaguar Land Rover implementou no multimídia do Range Rover em meados de 2015, com imagens dinâmicas para o passageiro e só GPS para o motorista.
Trava eletrônica atende Leis do Brasil
Essa trava virtual de imagem serve para acalmar órgãos de segurança de trânsito em diferentes países, bem como faz cumprir a Resolução 242, de junho de 2007, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). De acordo com o texto do artigo 3°, item I, equipamentos de entretenimento e GPS só podem ser usados no carro se tiverem “mecanismo automático que o torne inoperante ou o comute para a função de informação de auxílio à orientação do condutor, independente da vontade do condutor e/ou dos passageiros, quando o veículo estiver em movimento”.
Assim, é possível que o novo Mercedes-Benz Classe E 2023 chegue completo ao Brasil. Na Europa, a estreia será a partir de junho (verão no hemisfério norte). Estados Unidos e outros mercados receberão o sedã no segundo semestre. Na geração atual, disponível no Brasil, o Classe E tem versões com preço a partir de R$ 573.900. O novo, porém, deve romper este patamar, já que o elétrico EQS com tecnologia semelhante parte de R$ 1.399.900.