O ciclo de vida dos Mercedes-Benz GLA e GLB já chegou à metade. Com isso, a marca alemã decidiu introduzir algumas mudanças pontuais na gama de SUVs. As alterações passam sutilmente pelo design exterior e chegam até a inclusão de equipamentos e ajustes na gama de motores a gasolina, agora, híbrido-leve. A previsão de chegada ao mercado da dupla é esperada para ainda este ano no exterior. No Brasil, porém, deve ficar para 2024.
Os SUVs da marca alemã apostam em novo design dos para-choques, das grades dianteiras (formato e interior) e das assinaturas luminosas de faróis e lanternas – iluminadas por LEDs. Rodas também foram revistas pela Mercedes-Benz. A princípio, GLA e GLB mantém a mesma plataforma, proposta e oferta de assentos. Respectivamente, têm cinco lugares e sete bancos. As dimensões de ambos, ademais, permanecem inalteradas. O GLA tem 4,41 metros de comprimento. Já no GLB são 4,63 m.
Da porta para dentro, contudo, nada de mudança brusca. Os novos Mercedes-Benz GLA e GLB destacam, portanto, o sistema de infoentretenimento mais funcional. Ainda com a solução de duas telas alojadas em um único nicho, os modelos agora trazem a nova geração do sistema MBUX, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem uso de fios. O volante também muda. Tem revestimento de couro Nappa, novo desenho, aquecimento e botões extras.
Há melhoria nos comandos de voz e dá até para jogar video-game pelas telas dos carros. Contanto que esteja parado, evidentemente. Por fim, tem mais portas USB para recarga de dispositivos móveis, ausência do touchpad no console central e melhoria em alguns equipamentos, como sistema de manutenção de faixa e de estacionamento, por exemplo.
Mild hybrid
Tanto GLA quanto GLB compartilham – além das atualizações de estilo -, na linha 2024, nova gama de motores. A dupla converteu toda motorização a gasolina (associados às caixas automáticas de dupla embreagem com sete ou oito marchas) em híbrida leve. Basicamente, a marca manteve o motor 2.0 a gasolina e incluiu um propulsor elétrico auxiliar (48 volts). Assim, as versões 180 (136 cv), 200 (163 cv), 220 4Matic (190 cv) e 250 4Matic (224 cv) ganham mais 14 cv do motor eléctrico nos arranques.
Nas versões AMG, o motor 2.0 turbo entrega 306 cv e 40,9 mkgf de torque, fora os 13 cv extras do gerador elétrico. De acordo com a Mercedes-Benz, o AMG GLA 35 vai de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, e o AMG GLB 35 faz em 5,4 s. A única versão a gasolina sem alterações é a variante esportiva GLA 45 S AMG (não disponível para o GLB), que mantém seus 421 cv.