Quem quer colocar um SUV de luxo na garagem, e tem bala n’agulha para isso, pode escolher algumas opções no mercado. Basicamente, quem vai atender a este cliente é a sueca Volvo e a trinca alemã, composta por Audi, BMW e Mercedes-Benz. E é desta última que vamos falar. Mais precisamente, sobre o GLC 300 SUV. Até pelo preço mais alto que o da concorrência, suas vendas não acompanham os rivais, mas o modelo está cheio de predicados que precisam ser levados em conta pelo consumidor antes de fechar negócio.
Ao contrário da concorrência, que tem até híbrido plug-in, o modelo da Mercedes-Benz usa motorização híbrida leve. Tem, desse modo, motor 2.0 a gasolina atrelado a uma unidade elétrica. Em síntese tem, na mecânica, um gerador de partida integrado de segunda geração, aliado a um sistema elétrico de 48 volts.
O Mercedes-Benz GLC 300 SUV não sai por menos de R$ 531.900. Caro, quando comparado a outros integrantes da categoria como, por exemplo, Audi Q5 (R$ 476.990), BMW X3 (R$ 433.950) e Volvo XC60 (R$ 449.950). Não tem muita diversidade de cores, apenas preto, prata, branco e dois tons de azul. As rodas de 20 polegadas, calçadas por pneus 225/45 R20, dão um ar bastante clássico ao SUV. É, justamente, esse o mérito (ou demérito, depende do ponto de vista) da Mercedes-Benz quando comparado à concorrência, que é mais voltada à esportividade.
Oferta de equipamentos
Na hora de dirigir, poucos ajustes são necessários. E, como de praxe na Mercedes-Benz, os comandos do banco ficam nas portas e não no próprio assento. O volante tem ajuste elétrico. A posição de guiar é ótima, fácil de achar. A cabine é minimalista. Ao contrário dos Mercedes-Benz mais antigos, tem poucos botões. Quase tudo está reunido na central multimídia, que tem tela de 11,9″ e fica posicionada na vertical – à lá Volvo. O quadro de instrumentos (também digital) tem 12,3″.
A interface é intuitiva, e a tecnologia atua a favor dos comandos. Não há delay, tampouco confusão de dados. Tem, portanto, gráficos claros e precisos. Conta com sistema de som Sound System com 9 alto-falantes e 225W de potência. O som sai puro. E o SUV oferece sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Dá, inclusive, para falar com o carro ao comando: “Hey Mercedes”.
Equipamentos como teto solar panorâmico (abertura e fechamento one touch) e massagens para os bancos dianteiros, dão um toque especial ao modelo. O volante tem comandos touch screen, mas isso irrita um pouco, pois em alguns casos, há mudança de música ou aumento/diminuição do som de forma “involuntária”. Está na hora de fazer como a VW e voltar atrás dessa decisão. É possível até iluminar a cabine com várias cores diferentes, o que dá um charme especial ao habitáculo.
Espaço
Quem tem família grande leva todo mundo com conforto. Os cinco ocupantes viajam tranquilamente. Afinal são 2,89 metros de entre-eixos. Excelente espaço para ombros, cabeça e joelhos. Sem contar que, no banco traseiro, ainda tem mimos, como saídas de ar-condicionado (não há comandos, porém) e entradas USB. Aqui, aliás, dois adendos. Primeiro: um carro desse preço poderia ter ao menos uma entrada USB do tipo A. É moderno, mas não prático abrir mão deste tipo de recurso, ou mesmo de tomadas 12V. Segundo: a recirculação de ar desliga automaticamente.
Voltando a falar em espaço, ao abrir a tampa do porta-malas (via chave, botão ou passando o pé sob o para-choque), revela-se um salão com 620 litros de capacidade e revestimento total, iluminação, ganchos e todas as comodidades necessárias. Aliás, uma curiosidade. Quando o banco traseiro é rebatido, o da frente se reposiciona automaticamente. Bastante moderno e funcional.
Ao volante
A disposição do motor pode ser sentida já de cara. Tem total de 258 cavalos de potência e brutos 40,8 mkgf de torque, disponível cedo, às 2.000 rpm. Assim, fica com mais vigor e obedece prontamente quando estamos com o pé embaixo. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. Pouco tempo para um carro que pesa mais de 2,5 toneladas. Ao volante, nem parece tão pesado.
Quem rege a banda é o câmbio automático de nove marchas, chamado pela marca de 9GTronic. E não pense que porque é carro de luxo que o consumo precisa ser alto. Não que a maioria do público comprador se importe, mas o GLC 300 SUV faz 9,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, conforme apontam dados do Inmetro. Mas, durante a nossa avaliação, mesmo sem abusar do pedal da direita, não passamos dos 10,4 km/l em trecho rodoviário. Na cidade, todavia, cravamos exatamente 9,6 km/l, em média.
Híbrido leve
Como se trata de um híbrido leve, aqui, nada de rodar com autonomia elétrica. De acordo com a marca, o gerador de partida integrado dá suporte ao motor a combustão, especialmente em baixas rotações. O sistema elétrico de bordo, de 48 volts, a princípio, fica encarregado de funções híbridas, como recuperação de energia, por exemplo. A ideia é aumentar a eficiência. O silêncio a bordo impressiona. Bem como o acerto eficiente das suspensões. A dianteira tem quatro links e, na traseira, a marca alemã opta pela independente Multilink.
Seja como for, dá para dirigir o SUV em modos distintos de condução, do mais econômico ao mais esportivo. E o GLC 300 SUV encara qualquer parada, afinal, tem sistema de tração integral 4Matic, que deixa o carro mais ágil na estrada e fora dela. Por fim, o pacote de assistência a condução, Plus, inclui sistemas como os assistentes ativo de distância, ativo de direção, ativo de freio (nessa hora, o cinto de segurança treme a fim de alertar o motorista), de direção evasiva, de manutenção de faixa, de ponto cego e de tráfego com congestionamento.
Prós
Tecnologia, conforto e diversos sistemas de direção semiautônoma facilitam a vida a bordo, sem contar que o carro é parrudo e enfrenta qualquer dificuldade, seja em estradas pavimentadas ou sem pavimentação
Contras
Sistema multimídia é moderno e funcional, mas telas sensíveis ao toque não são fáceis de operar como os botões físicos, quando em movimento; preço do SUV é alto frente à concorrência
Ficha Técnica
Mercedes-Benz GLC 300 4Matic SUV
Motor: 2.0, quatro cilindros em linha, gasolina
Potência: 258 cv a 5.800 rpm
Torque: 40,8 mkgf entre 2.000 e 3.200 rpm
Câmbio: Automático de 9 marchas; tração integral
Comprimento: 4,72 metros
Largura: 2,08 metro
Altura: 1,64 metro
Entre-eixos: 2,89 metros
Peso (ordem de marcha): 2.510 kg
Tanque: 62 litros
Porta-malas: 620 litros
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,2 segundos
Velocidade máxima: 240 km/h
Preço: R$ 531.900
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