Autonomia sempre foi uma das questões que influenciam na compra de um carro elétrico. Quem precisa rodar bastante com o veículo pesquisa qual modelo pode rodar mais com uma carga ou acaba optando por um híbrido. Mas com a nova bateria da Mercedes-Benz, esse problema ficará bem menos evidente.
Em parceria com a Factorial Energy, a montadora alemã atualmente desenvolve testes com uma bateria de lítio-metal de estado sólido. Por meio de sua divisão Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), especializada em tecnologias de Fórmula 1, o componente foi instalado em um EQS no fim de 2024. Após testes de laboratório, o sedã começou as avaliações em estrada no último mês.
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Com a novidade, o veículo experimental pode atingir um alcance de mais de 1.000 km com apenas uma carga da bateria. Como comparação, o EQS 450+ oferece uma autonomia de aproximadamente 800 km. Além disso, a tecnologia de estado sólido reduz o peso da bateria e melhora a segurança das células, tornando os carros mais leves e eficientes.
A bateria de estado sólido utiliza um eletrólito sólido em vez de líquido, o que permite o uso de lítio metálico, superando as células convencionais de íons de lítio. Nos próximos meses, a Mercedes-Benz continuará a testar essa nova tecnologia por meio de avaliações laboratoriais e testes de rodagem. Assim, a próxima etapa será garantir o desempenho e a viabilidade para a produção em larga escala.
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