O projeto de um ‘mini’ Mercedes-Benz Classe G parece que vai virar realidade em breve. Executivos confirmaram a investidores da marca alemã que o modelo em questão está desenvolvimento, de acordo com a imprensa norte-americana. A estreia, no entanto, deve ser só em 2026.
Em 2023, durante o Salão de Munique (Alemanha), CEO da Mercedes, Ola Källenius, atiçou os entusiastas que esperam a versão mais ‘enxuta’ do jipão queridinho das celebridades dizendo que “se você esperar por algo bom, valerá a pena esperar.” Nenhum detalhe do carro, no entanto, surgiu oficialmente.
Especulações apontam que o trem de força do ‘baby’ Classe G será elétrico, igual o irmão maior EQG. Outras dizem que o jipinho 4×4 usará a mesma plataforma eletrificada (MMA) da nova geração de CLA, GLA e GLB, que chega a partir de 2025. E que a motorização pode ser híbrida com motor a combustão, motor-gerador elétrico e baterias de arquitetura de 800V para recarga rápida.
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Apesar dos rumores, uma versão menor do Classe G não seria um modelo pequeno, ficando acima dos SUV urbanos GLA e GLB. Em termos estéticos, o futuro modelo deve beber bastante da fonte do atual Classe G. Isso porque a Mercedes-Benz não quer mais diferenças visuais entre seus carros a combustão e as variantes elétricas. O design do veículo será igual e o trem de força eletrificado será apenas uma configuração, assim como motores a combustão ou híbridos. Quem vai estrear esta estratégia será a nova geração do CLA.
Mercedes-Benz Classe G “original’
Em termos de comparação, o Classe G passou por uma remodelação atualmente. Agora as versões a combustão são híbridas leve. O G550 abre mão do V8 para dar lugar a um 3.0 de seis cilindros em linha auxiliado por um pequeno gerador elétrico de 20 cv e 20,4 mkgf. No total, o modelo entrega 450 cv de potência e 57,1 mkgf. Esse conjunto é mais potente que o antigo V8, com seus 422 cv, entretanto o torque diminuiu dos 62,2 mkgf anteriores.
Já o G63 também recebe o auxílio do mesmo sistema híbrido leve, mas pareado ao motor V8 4.0 biturbo. Mas os números de desempenho não mudam em relação ao antecessor, apesar de uma leve melhora no consumo. Assim, rende 485 cv e bons 86,7 mkgf de torque. Com esse conjunto, o SUV chega aos 100 km/h em 4,2 segundos – 1,1 segundo mais rápido que o G550.
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