Mini Cooper elétrico
Mini/Divulgação

Mini Cooper conversível elétrico tem lançamento cancelado

Versão conversível do Mini Cooper SE não chegará a lojas; motivo seria a baixa demanda e queda na busca por conversíveis

Por Rodrigo Tavares 05 de jan, 2025 · 4m de leitura.

Já tem alguns anos que a Mini apresentou ao público o conceito Cooper SE Conversível, mas que, para a tristeza dos fãs, não chegará à linha de produção. Assim, enquanto um conversível elétrico estava programado para entrar em produção em 2027, o projeto teria sido silenciosamente cancelado. É o que informa o site BMW Blog.

Mini Cooper elétrico
Mini/Divulgação

Segundo o blog, que cita fontes da indústria, a decisão de descartar o conversível elétrico não tem uma explicação oficial. Contudo, a publicação especula que uma miríade de razões provavelmente selou seu destino, desde preocupações com lucratividade à crescente concorrência de marcas chinesas. Isto posto, a demanda fraca provavelmente estaria no topo dessa lista de razões.


Conversíveis já não ‘abraçam’ uma fatia considerável do mercado, que fica consideravelmente menor ao se falar em um modelo elétrico. Além disso, as vendas nos EUA dos Cooper/Cooper S a gasolina caíram 89,1% no terceiro trimestre, vendendo apenas 127 unidades. Já no decorrer de 9 meses, a situação não melhorou, com apenas 3.278 unidades. O que é estranho, uma vez que em 2023 a variante conversível vendeu bem.

Mini atrasa lançamentos de elétricos nos EUA

Novo Mini Cooper SE elétrico
MINI/Divulgação

Seja como for, somente o tempo dirá se haverá novos Mini elétricos. Recentemente, a empresa atrasou nos EUA a chegada dos Aceman e do Cooper SE, talvez por receio da tarifa de importação de 100% imposta a veículos feitos na China, e não um fator diretamente ligado à demanda dos modelos, por exemplo.


Por fim, quem ainda deseja um novo Mini conversível, nem tudo são más notícias. No mercado americano, o novo Mini cabrio a gasolina chegará no início deste ano, com motor quatro cilindros, 2.0 litros e 163 cv de força. Junto do motor está uma transmissão automática de sete velocidades, que permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 7,9 s.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat