Depois do lançamento do Mini Cooper em versão de duas portas, o charmoso hatch chega agora ao mercado europeu na configuração de quatro portas. Em sua quarta geração, que vai desembarcar no mercado brasileiro nos próximos meses, essa nova carroceria maior só tem – ao menos por ora – motores a gasolina no catálogo, enquanto o menor é oferecido também com propulsor elétrico.
O elétrico, aliás, é feito em uma nova plataforma dedicada, mas as versões a gasolina usam como base uma atualização da arquitetura da geração anterior. No caso do Cooper de quatro portas, há uma diferença na largura. Isso deixa o hatch mais confortável para os passageiros de trás, de acordo com a Mini. Além disso, com o banco traseiro rebatido, a capacidade de carga passa de 900 litros. Entretanto, a mecânica é a mesma de seu predecessor.
Como é o novo Mini Cooper
O carro de quatro portas vai seguir a linha do modelo de duas portas. Ou seja, estará disponível nas versões Cooper C, com motor 1.5 turbo de três cilindros e 156 cv, e Cooper S, com o 2.0 turbo de quatro cilindros com 204 cv. O primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e chega aos 215 km/h, enquanto o segundo cumpre a meta em 6,8 segundos e atinge 240 km/h.
Assim como o menor, o Cooper nessa configuração terá como destaque da cabine a tela redonda de OLED com 9” com o novo sistema operacional da Mini, que traz assistente virtual com reconhecimento de voz. Funções de chave digital também serão oferecidas para o hatch.
Antes do lançamento do Cooper, entretanto, a Mini trará ao Brasil o novo Countryman SE All4. O SUV elétrico ficou maior e tem até 433 km de autonomia, de acordo com o ciclo europeu WLTP. Traz dois motores, um em cada eixo, que entregam 308 cv e 50,4 mkgf. Chega aos 100 km/h em 5,6 segundos e alcança máxima de 180 km/h. Os preços de ambos os modelos permanecem em segredo.
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