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Mini SE elétrico que roda 234 km por R$ 30 vem ao Brasil
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Mini SE elétrico que roda 234 km por R$ 30 vem ao Brasil

Versão elétrica do Mini Cooper vem pela primeira vez ao Brasil já na linha 2022. Motor elétrico oferece autonomia de até 234 cv.

Emily Nery, para o Jornal do Carro

02 de fev, 2021 · 5 minutos de leitura.

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Novo Mini Cooper SE elétrico
Novo Mini Cooper SE elétrico
Crédito:MINI/Divulgação

O Grupo BMW acaba de anunciar que o novo Mini Cooper SE, versão elétrica do britânico, chegará em solo brasileiro no primeiro semestre. Apresentado na Europa nas versões conversível, elétrico e hatch, o modelo adota novo acabamento e maiores telas de infotainment. A configuração de zero emissões será a primeira da linha 2022 a ser vendida no Brasil.

O emblemático modelo traz algumas mudanças visuais, como o painel frontal totalmente novo. A grade cresceu e agora fica acima de uma faixa de cor semelhante ao do veículo. Além disso, a Mini trocou os para-choques dianteiros e traseiros, os quais apresentam um novo desenho interno. Por sua vez, as luzes de neblina ficaram posicionadas bem ao lado da saída de ar. O conjunto ótico com luzes de LEDs passa a ter acabamento preto em vez do tradicional cromado.

Novo Mini Cooper SE elétrico
MINI/Divulgação

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Sem abandonar os grafismos tradicionais “Union Jack”, marcados pelas formas da bandeira do Reino Unido, as lanternas traseiras não mudaram. Contudo, a moldura e o elemento acima da placa, que também traz o emblema da marca e eram cromado, agora são pretos.

Por sua vez, a carroceria ganhou novas opções de cor. São elas: azul metálico, cinza metálico e amarelo. Para quem gosta de elementos diferentes, há cinco novas opções de rodas.

Por dentro, há novos estofamento e saídas de ar. Envolvo por um anel de luz de LEDs, o novo sistema de infotainment (ainda sem conexão com Android Auto) traz tela maior, de 8,8 polegadas. A fim de proteger o motorista do inverno europeu, o volante esportivo tem acabamento de couro e pode receber aquecimento como opcional.


MINI/Divulgação

De Oxford para o Brasil

O modelo, produzido na fábrica de Oxford, no Reino Unido, tem baterias de íons de lítio de 32,6 kWh e o motor elétrico gera o equivalente a 184 cv de potência. Esse conjunto permite que o carro rode até 234 km sem necessidade de recarga, de acordo com o ciclo de testes WLTP.

Enfim, o proprietário pode carregar as baterias do Mini Cooper em tomadas domésticas com o carregador portátil. Haverá também oferta de um sistema de carregamento rápido, batizado de Mini Wallbox.


R$ 30 para um recarga completa

Segundo a fabricante, para carregar completamente a bateria em locais como a cidade de São Paulo, o usuário gastará cerca de R$ 30. Mas esse valor pode variar de acordo com a empresa fornecedora de energia.

Esta será a primeira vez que o modelo elétrico da Mini, cuja esteia ocorreu em 2019, será vendido no Brasil. A gama oferecida aqui conta com a versão híbrida plug-in Cooper SE Countryman ALL4. Mas essa opção eletrificada oferece somente 50 km de autonomia no modo 100% elétrico. Nesse sentido, o trem de força inclui motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico de 84 cv. A potência combinada é de 224 cv.


Em suma, o Mini elétrico deve chegar às lojas europeias em março. Os preços não foram revelados. Ainda assim, nos Estados Unidos, por exemplo, o preço do Cooper SE é de US$ 30.750 (cerca de R$ 167 mil na conversão direta). Contudo, a versão básica não sai por menos de US$ 23.750, algo em torno de R$ 129 mil.

2022-MINI-Hatch-Cabrio-94
Assim como o Mini Cooper elétrico, versões hatch e conversível adotam novos acabamentos visuais MINI/Divulgação


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