A Renault apresentou a nova geração do Espace. Após várias especulações, eis que o modelo ressurge, porém, agora com formato SUV. Antes, a Espace era uma minivan. Trata-se de uma versão estendida do Austral, mas com interior mais espaçoso e configuração para cinco ou sete pessoas.
Por falar em espaço, o Espace mede 4,72 metros de comprimento. Assim, tem 21 centímetros a mais que o Austral. No mais, são 1,84 metro de largura, 1,65 m de altura e 2,74 m de distância entre os eixos. Na versão de cinco lugares, o SUV oferece 777 litros de espaço no porta-malas. Já com a terceira fileira de bancos, o bagageiro fica com 159 litros.
Independentemente da configuração de assentos, o SUV tem conjunto híbrido convencional. Ou seja, motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina e dois elétricos alimentados por uma bateria de íons de lítio (2 kWh). Segundo a Renault, há sistema de regeneração das forças de frenagens. Além disso, a potência total é de 200 cv. Por sua vez, o torque de 41,8 mkgf garante aceleração entre 0 e 100 km/h em 8,8 segundos. Por fim, a velocidade máxima é de 175 km/h.
Três versões e vasto conteúdo
A princípio, a Renault Espace é oferecida com três níveis de acabamento. São eles: Techno, Esprit Alpine e Iconic. Na lista de itens de série há teto solar, sistema multimídia com tela de 12 polegadas na vertical e quadro de instrumentos digital com 12,3″. O head up display, que projeta dados do carro no para-brisa, tem 9,3″.
No mais, o Renault Espace conta com diversos sistemas de assistência ao motorista. Entre eles, há o Multi-Sense e o 4Control Advanced. Em síntese, são dispositivos capazes de dar movimento às quatro rodas do veículo. Há, ainda, controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, frenagem automática de emergência, aviso de ponto cego, assistente de saída involuntária de faixa e de manobras de estacionamento. Bem como câmeras de 360º e alerta de tráfego cruzado na traseira.
Durante a apresentação, que ocorreu na França, a Renault não revelou os preços da novidade. Seja como for, novo é produzido na fábrica de Palência, na Espanha.