Astor DB5
Diego Ortiz
Se até hoje o espião James Bond curte a vida a bordo de modelos da Aston Martin, a “culpa” é de Lionel Martin e Robert Bamford, que fundaram a mítica marca inglesa há 100 anos, na cidade de Gaydon. O nome surgiu da ideia de homenagear a corrida Aston Hill combinada ao sobrenome de Lionel.
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O primeiro carro a ser batizado de Aston Martin tinha chassi de Isotta-Fraschini 1908. O motor quatro-cilindros era da Coventry Simplex.
Já em 1915 a empresa sofreu um grande revés. Com o início da Primeira Guerra Mundial, Martin se alistou no exército real britânico. No fim do conflito, os sócios se reuniram novamente para produzir, em 1922, modelos de competição.
Destes, o destaque foi o Razor Blade, considerado pela revista The Light Car & Cyclecar, à época, “o maior avanço em design e alta eficiência em um carro pequeno.”
Mas o mundo dos negócios não era o forte de Martin e Bamford, mais afeitos às aventuras. Em 1924 a empresa foi vendida para Lady Charnwood, que também não obteve sucesso financeiro com a Aston.
Dois anos depois, a fábrica fechou as portas para reabrir em seguida, sob o comando de Bert Bertelli. Até 1937, ele criou modelos emblemáticos, como o T-type e o 2 Liter Speed.
Mas as dificuldades financeiras continuaram a se sobrepor e em 1947 a Aston Martin foi comprada por David Brown. Nesta fase surgiram os modelos com a sigla DB, utilizada até hoje nos carros, digamos, mais interessantes da inglesa.
O primeiro, DB2, chegou em 1950. O belo DB Mark III é de 1957 e o icônico DB5, primeiro carro do agente 007, é de 1963.
Em 1994, após uma sucessão de donos, a Aston chegou às mãos da Ford. Ganhou fábrica nova, em Bloxham, e modelos que ainda fazem “babar”, como DB7, DB9 e V12 Vantage.
A Ford vendeu a empresa em 2007 para o grupo inglês Prodrive. Surgiram o fracassado subcompacto Cygnet e os belos Rapide, One-77 e V12 Zagato, mais recente criação da marca. Mesmo após tantos problemas, a Aston Martin manteve intacta sua imagem de mito automotivo, fruto da tradição esportiva criada pelos aventureiros Martin e Bamford.