Você está lendo...
Mito celebra um século
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Mito celebra um século

Astor DB5 Diego OrtizSe até hoje o espião James Bond curte a vida a bordo de modelos da Aston Martin,... leia mais

09 de jan, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Mito celebra um século

Astor DB5

Diego Ortiz

Se até hoje o espião James Bond curte a vida a bordo de modelos da Aston Martin, a “culpa” é de Lionel Martin e Robert Bamford, que fundaram a mítica marca inglesa há 100 anos, na cidade de Gaydon. O nome surgiu da ideia de homenagear a corrida Aston Hill combinada ao sobrenome de Lionel.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


O primeiro carro a ser batizado de Aston Martin tinha chassi de Isotta-Fraschini 1908. O motor quatro-cilindros era da Coventry Simplex.


2-Liter Sports

Já em 1915 a empresa sofreu um grande revés. Com o início da Primeira Guerra Mundial, Martin se alistou no exército real britânico. No fim do conflito, os sócios se reuniram novamente para produzir, em 1922, modelos de competição.


Destes, o destaque foi o Razor Blade, considerado pela revista The Light Car & Cyclecar, à época, “o maior avanço em design e alta eficiência em um carro pequeno.”


Razor Blade

Mas o mundo dos negócios não era o forte de Martin e Bamford, mais afeitos às aventuras. Em 1924 a empresa foi vendida para Lady Charnwood, que também não obteve sucesso financeiro com a Aston.


Dois anos depois, a fábrica fechou as portas para reabrir em seguida, sob o comando de Bert Bertelli. Até 1937, ele criou modelos emblemáticos, como o T-type e o 2 Liter Speed.


V12

Mas as dificuldades financeiras continuaram a se sobrepor e em 1947 a Aston Martin foi comprada por David Brown. Nesta fase surgiram os modelos com a sigla DB, utilizada até hoje nos carros, digamos, mais interessantes da inglesa.


O primeiro, DB2, chegou em 1950. O belo DB Mark III é de 1957 e o icônico DB5, primeiro carro do agente 007, é de 1963.


Vanquish

Em 1994, após uma sucessão de donos, a Aston chegou às mãos da Ford. Ganhou fábrica nova, em Bloxham, e modelos que ainda fazem “babar”, como DB7, DB9 e V12 Vantage.


A Ford vendeu a empresa em 2007 para o grupo inglês Prodrive. Surgiram o fracassado subcompacto Cygnet e os belos Rapide, One-77 e V12 Zagato, mais recente criação da marca. Mesmo após tantos problemas, a Aston Martin manteve intacta sua imagem de mito automotivo, fruto da tradição esportiva criada pelos aventureiros Martin e Bamford.

Deixe sua opinião