A Mitsubishi Motors revelou nas Filipinas um conceito do seu futuro SUV de 7 lugares para mercados asiáticos. Entretanto, não se trata de um substituto para o Outlander, que está prestes a ganhar nova geração híbrida no Brasil. Ou para o Pajero Sport. Na verdade, o estudo – batizado de DST – antecipa a versão alongada do XForce, novo SUV compacto da marca japonesa que vai substituir ASX/Outlander Sport – e está cotado para chegar ao Brasil.
O nome do conceito evidentemente soa esquisito aos brasileiros. Por aqui, a sigla DST é amplamente usada para se referir a “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, algo nada desejável. Mas o Mitsubishi DST traz uma proposta que acompanha a última tendência entre os SUVs compactos: o modelo oferece três fileiras de bancos. Por ser ainda um protótipo, tudo parece distante um pouco da realidade. A cabine é um tanto futurista para um carro de produção.
Mitsubishi DST tem visual do XForce
Mas, apesar do estilo modernista, o conceito basicamente repete os traços do XForce, cuja versão final foi revelada há um ano. Algo notável no novo SUV da Mitsubishi é o desenho que repete as formas na frente e na traseira, com faróis e lanternas muito parecidos. A grade totalmente fechada e a ausência de saídas de escape na traseira indicam que o modelo traz um conjunto elétrico. Porém, por enquanto, a marca dos três diamantes não divulgou detalhes técnicos.
De toda forma, considerando o que já temos na gama do XForce, o mais provável é que o novo SUV de 7 lugares venha com opções a combustão e híbridas. Até porque, entre os futuros concorrentes diretos, estão modelos como o Hyundai Alcazar (versão de 7 lugares do novo Creta). Ou seja, o Mitsubishi DST vai na mesma linha do Dacia Bigster, SUV inédito que é uma versão maior do novo Duster e estreou neste mês na Europa, no Salão de Paris.
Novo SUV pode ser feito no Brasil
Com 4,39 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o XForce tem o tamanho bem próximo ao de um Jeep Compass. Ou seja, o futuro Mitsubishi DST será um pouco mais comprido, para acomodar a terceira fileira de bancos. Mas terá um “pé” no custo/benefício. Afinal, o XForce tem mecânica tradicional, com motor 1.5 a gasolina de 106 cv de potência e 14,3 mkgf de torque, e câmbio automático do tipo CVT.
Como dissemos, a montadora japonesa ainda não revelou detalhes técnicos. Por enquanto, confirmou apenas que o novo SUV de 7 lugares chegará aos mercados asiáticos e do Pacífico sul, como Austrália e Nova Zelândia. Porém, a marca estuda trazer o XForce ao Brasil. O SUV compacto, aliás, está em testes por aqui e tem boas chances de ser produzido localmente, na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a partir de 2026. É esperar para ver.