Depois dos primeiros boatos em que as envolvidas não quiseram se manifestar, a Mitsubishi confirmou que vai juntar forças à recém-formada aliança entre Honda e Nissan. As três montadoras assinaram um memorando de entendimento na última semana. O acordo original havia sido assinado em março deste ano, mas agora a Mitsubishi entra na jogada para “criar novas oportunidades de negócios”, conforme comunicado das empresas.
Dessa forma, o trio japonês vai colaborar no desenvolvimento de softwares e sistemas elétricos, além de dividir os custos. Assim, ficarão mais competitivas em relação às rivais chinesas, um motivo constante de preocupação para as fabricantes tradicionais em todo o mundo.
Entre os principais motivos dessa parceria estão atingir a neutralidade em carbono e se aproximar mais rápido de uma sociedade com zero acidentes de trânsito. Para isso, as montadoras deverão focar em condução autônoma, conectividade e inteligência artificial. As marcas poderão, inclusive, complementar as linhas umas das outras em determinados mercados globais, por exemplo.
“As discussões acerca de uma aliança entre a Nissan e a Honda progrediram, e nós decidimos fazer parte desse quadro”, declarou Takao Kato, presidente e CEO da Mitsubishi. “A colaboração com parceiros é essencial na indústria automotiva, que passa por mudanças rápidas por conta de inovações tecnológicas como eletrificação e IA. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades em diversos campos por meio da sinergia entre as três empresas.”
Siga o Jornal do Carro no Instagram!