17/01/2013 - 5 minutos de leitura.

Montadoras investem em patrocínio esportivo

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

THIAGO LASCO

A GM do Brasil fechou um pacote para patrocinar 20 campeonatos estaduais de futebol neste ano e em 2014, incluindo o Paulistão. Pelo acordo, a marca Chevrolet estará nos estádios, painéis das entrevistas com jogadores e técnicos, ingressos e até no nome dos torneios.

Continua depois do anúncio

Este não é um caso isolado. Montadoras apostam no patrocínio esportivo para ganhar visibilidade. A Fiat, por exemplo, já patrocinou dez equipes diferentes. “Somos uma marca de grande volume, temos de estar em contato com a maior quantidade possível de pessoas”, diz Frederico Themoteo Jr, diretor de Marketing de Comunicação da filial brasileira da GM.

O resultado é tão bom que mesmo em caso de rebaixamento as empresas não tem do que reclamar. É o caso da Kia, que em 2012 assinou um contrato de três anos com o Palmeiras. “O efeito para as marcas é pequeno. As torcidas não abandonam seus times”, explica Maria Lúcia Antonio, gerente de publicidade da Fiat.

O patrocínio pode envolver clubes, seleções ou mesmo torneios. Partidas decisivas rendem picos de audiência na TV e justificam acordos pontuais, como nas semifinais da Copa Libertadores do ano passado, patrocinadas pela Iveco.


Outras preferem investir em campeonatos. A Toyota patrocina a Copa Libertadores há 16 anos e o Mundial Interclubes desde 1980. A Kia está na Copa Brasil desde 2009.

Associar o nome ao um torneio demanda valores bem maiores. Mas, em vez de ficar vinculada a um time, a marca ocupa banners nos estádios e gramados onde todas as equipes vão jogar. E pode expor veículos no campo – a GM exibirá o Onix nos estádios durante os campeonatos estaduais.


Independentemente do tamanho do contrato, o custo-benefício compensa. O Grupo Avallon, com lojas e blindadoras de veículos, por exemplo, renovou com o Mogi-Mirim. “Em time que está ganhando a gente não mexe”, brinca o diretor-presidente do grupo, Rafael Barbero. “Com as transmissões pela tevê, expomos a marca a milhões de pessoas”, diz.

OUTROS ESPORTES

E não é só o futebol que move os patrocínios. Vôlei de praia, basquete e até golfe interessam às montadoras. A JAC Motors fechou com a seleção brasileira de rúgbi e a Lexus, com uma equipe de vela.


A Olimpíada é outro filão importante. Nos Jogos de 2016, no Rio, a Nissan, que terá fábrica no Estado, será uma das principais patrocinadoras.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Notícias relacionadas

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

Mercado

Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Corolla: os 10 sedãs mais vendidos de abril

Notícias

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS