Consultoria divulga resultados de estudo sobre satisfação dos clientes com serviços de pós-venda
Por
Redação
11 de jun, 2019 ·
4m de leitura.
A consultoria J.D. Power Brasil divulgou os resultados da edição 2019 do Costumer Service Index (CSI). O estudo anual analisa a satisfação do cliente brasileiro com os serviços de pós-venda prestados nas concessionárias.
As duas primeiras colocadas no estudo foram as mesmas do ano passado. A Toyota liderou a pesquisa, com 845 pontos de um total de mil. Além disso, melhorou sua pontuação ante a do ano passado, que foi 841.
A Honda foi segunda colocada, com 835 pontos. Houve, no entanto, mudança na terceira colocação. No ano passado, ela havia sido ocupada pela Hyundai-Caoa. Em 2019, essa posição ficou com a Hyundai-HMB.
A Hyundai-Caoa é uma parceria entre a marca sul-coreana e o grupo brasileiro Caoa. Além de vender carros importados dessa marca, produz alguns modelos na fábrica de Anápolis, como o ix35 e o Tucson.
Já a Huyundai Motor Brasil (HMB) é a subsidiária da marca sul-coreana no País. Com fábrica em Piracicaba (SP), é responsável pela produção da linha HB20 e do Creta.
Vídeo da semana: Teste do Porsche Cayenne Coupé
O quarto lugar da pesquisa de pós-venda de 2019 ficou com a Citroën, seguida pela Hyundai-Caoa, Chevrolet e Ford, nesta ordem.
Apenas essas sete montadoras ficaram acima da média da pesquisa, que foi de 817 pontos. O estudo de pós-venda ouviu 4.920 clientes que adquiriram veículos novos no Brasil entre dezembro de 2015 e novembro de 2017.
No estudo de pós-venda, são analisados aspectos como início e qualidade do serviço, consultor técnico, instalações da concessionária e qualidade do veículo.
Veja também: 20 usados para comprar de olhos fechados
1/20
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
2/20
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
3/20
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
4/20
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
5/20
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
6/20
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
7/20
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
8/20
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
9/20
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
10/20
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
11/20
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
12/20
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
13/20
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
15/20
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
16/20
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
17/20
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
18/20
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
19/20
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
20/20
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
Pós-venda: marcas que foram mal
Oito montadoras ficaram abaixo da média no estudo de satisfação sobre os serviços de pós-venda. Nesse grupo, a nota mais baixa foi a da Renault, com 791 pontos, seguida pela Fiat, com 795.
O terceiro lugar ficou a Peugeot, o quarto com a Mitsubishi e o quinto com a Volkswagen.
A Jeep ocupou a sexta posição, seguida respectivamente por Nissan e Kia.
A J.D. Power divulgou paralelamente um estudo sobre a satisfação de clientes de montadoras de luxo com serviços de pós-venda (confira os resultados em breve).