Primeira Classe

Coisas que não te contaram sobre o Ford Ka

Você sabia que o Ford Ka já teve um parentesco com um certo modelo da Fiat?

Rafaela Borges

09 de jun, 2019 · 5 minutos de leitura.

Ford Ka" >
Ford Ka
Crédito: Felipe Rau/Estadão

Você acha que já sabe tudo sobre o Ford Ka, o terceiro carro mais vendido do Brasil? Pois há coisas que talvez você ainda não saiba, como um parentesco do hatch com um certo modelo da Fiat.

Vamos, então, listar algumas curiosidades sobre o Ford Ka? Começando pela história com a Fiat. Em 2008, foi lançado na Europa uma geração do compacto que não tivemos no Brasil.

Esse modelo dividia a base com o Fiat 500, modelo que foi vendido por aqui até o ano passado - vindo do México. Isso deixa claro que o Ford Ka, primordialmente um modelo europeu, não nasceu para ser o que é hoje.

Publicidade


O modelo foi criado para ser um subcompacto, como o VW Up!, o Fiat Uno e o próprio 500. Isso porque, na Europa, a Ford já tinha seu compacto, o Fiesta.

Ford Ka segunda geração europeu
Ka europeu de segunda geração, baseado no Fiat 500 (Ford/Divulgação)

 


Aqui, a primeira geração do Ka foi um subcompacto. Depois, ele passou por uma reestilização à brasileira e ficou mais próximo em dimensões ao Fiesta.

Então, a Ford passou a posicionar o Ka como um modelo de entrada, apesar de não mais subcompacto, e o Fiesta como um hatch premium - já na nova e última geração.

 


Veja também: Carros que não venderam nada em maio

 

Ford Ka desenvolvido no Brasil

Após o fim da geração do Ford Ka que dividia base com o Fiat 500, o carro também adotou dimensões mais parrudas na Europa. Por lá, o novo Ka foi lançado no ano passado.


 

LEIA TAMBÉM

 


E adivinhem qual foi a base desse modelo? O Ka de atual geração desenvolvida no Brasil. No Velho Continente, por ter ficado maior, o hatch passou a ser chamado de Ka+ (nome que o sedã adotava aqui até o ano passado).

Seu visual é praticamente o mesmo do modelo brasileiro. Porém, lá ele tem mais itens importantes de segurança, como os air bags lateral.

Ford Ka e o mercado brasileiro

Apesar de não ter a lista completa de itens de segurança do europeu, o Ford Ka nacional foi pioneiro em um aspecto importante. O carro foi o primeiro do segmento de entrada a trazer controle eletrônico de estabilidade.


A atual geração do Ka (a terceira) foi lançada no Brasil em 2014. Na época, a Ford informou que o objetivo era ser líder de vendas no varejo. As vendas diretas não eram o alvo da marca.

Mas as coisas mudaram bastante no mercado brasileiro desde então, e as vendas diretas se tornaram muito importante. Hoje, o Ford Ka é o quarto carro mais vendido nessa modalidade, atrás apenas de Onix, Gol e Renegade.

E tem mais: ele já chegou a ser o segundo colocado no ranking de vendas diretas.


 

Vídeo da semana: Teste do Porsche Cayenne Coupé


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.