Pós-venda de montadoras: melhores e piores

Consultoria divulga resultados de estudo sobre satisfação dos clientes com serviços de pós-venda

Toyota satisfação pós-venda
Toyota lidera satisfação pós-venda Crédito: Felipe Rau/Estadão

A consultoria J.D. Power Brasil divulgou os resultados da edição 2019 do Costumer Service Index (CSI). O estudo anual analisa a satisfação do cliente brasileiro com os serviços de pós-venda prestados nas concessionárias.

As duas primeiras colocadas no estudo foram as mesmas do ano passado. A Toyota liderou a pesquisa, com 845 pontos de um total de mil. Além disso, melhorou sua pontuação ante a do ano passado, que foi 841.

A Honda foi segunda colocada, com 835 pontos. Houve, no entanto, mudança na terceira colocação. No ano passado, ela havia sido ocupada pela Hyundai-Caoa. Em 2019, essa posição ficou com a Hyundai-HMB.

A Hyundai-Caoa é uma parceria entre a marca sul-coreana e o grupo brasileiro Caoa. Além de vender carros importados dessa marca, produz alguns modelos na fábrica de Anápolis, como o ix35 e o Tucson.

Já a Huyundai Motor Brasil (HMB) é a subsidiária da marca sul-coreana no País. Com fábrica em Piracicaba (SP), é responsável pela produção da linha HB20 e do Creta.

 

Vídeo da semana: Teste do Porsche Cayenne Coupé

 

O quarto lugar da pesquisa de pós-venda de 2019 ficou com a Citroën, seguida pela Hyundai-Caoa, Chevrolet e Ford, nesta ordem.

Apenas essas sete montadoras ficaram acima da média da pesquisa, que foi de 817 pontos. O estudo de pós-venda ouviu 4.920 clientes que adquiriram veículos novos no Brasil entre dezembro de 2015 e novembro de 2017.

No estudo de pós-venda, são analisados aspectos como início e qualidade do serviço, consultor técnico, instalações da concessionária e qualidade do veículo.

 

Veja também: 20 usados para comprar de olhos fechados

 

Pós-venda: marcas que foram mal

Oito montadoras ficaram abaixo da média no estudo de satisfação sobre os serviços de pós-venda. Nesse grupo, a nota mais baixa foi a da Renault, com 791 pontos, seguida pela Fiat, com 795.

LEIA TAMBÉM

 

O terceiro lugar ficou a Peugeot, o quarto com a Mitsubishi e o quinto com a Volkswagen.

A Jeep ocupou a sexta posição, seguida respectivamente por Nissan e Kia.

A J.D. Power divulgou paralelamente um estudo sobre a satisfação de clientes de montadoras de luxo com serviços de pós-venda (confira os resultados em breve).


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas