Peugeot, Citroën e Audi. No grupo das 20 montadoras que mais venderam carros no Brasil em 2018, essas foram as únicas a registrar queda nos emplacamentos.
As três montadoras tiveram quedas semelhante, pouco superior a 10%. A maior queda foi a da Audi. A alemã vendeu cerca de 8.680 automóveis e comerciais leves no Brasil no ano passado. O número é 12,4% inferior ao obtido em 2017.
No caso da Citroën, a queda foi de 11,3%. A marca francesa comercializou no ano passado cerca de 20 mil veículos, ante os 22.556 vendidos em 2017.
Já a queda da Peugeot foi de 10,6% em 2018, na comparação com o ano anterior.
Os números desta reportagem foram obtidos pelo Jornal do Carro por meio de fontes. Os dados oficiais ainda não foram divulgados.
VEJA TAMBÉM: CARROS E MOTOS QUE BRILHARAM NO CINEMA EM 2018
Infiltrado na Klan
Os carros de cinema da comédia dramática de Spike Lee indicada ao Globo de Ouro são americanos dos anos 70. A maioria é da Chevrolet (Blazer, picape da série C e Nova).
Deadpool 2
Além da perseguição de Vespa, chama a atenção no segundo filme a sequência em que o herói (Ryan Reynolds) pega carona num Crown Victoria amarelo. O carro foi criado pela Ford para ser táxi e carro de polícia.
Nasce uma estrela
Releitura desse clássico está na lista de indicados ao Globo de Ouro e traz uma bela e customizada motocicleta Harley-Davidson Breakout CVO embalando o romance dos personagens de Lady Gaga e Bradley Cooper.
Bumblebee
Nos quadrinhos, o robô era um Fusca. No derivado de Transformers, volta às origens – com Hailee Steinfeld ao volante.
A forma da água
No perturbador vencedor do Oscar 2018, o vilão da história (Michael Shannon) visita uma concessionária e escolhe um belíssimo Cadillac 62, descrito pelo vendedor como “o Taj Mahal sobre rodas.”
Me chame pelo seu nome
Os carros ajudam a contextualizar a época em que se passa o filme (início dos anos 80). Entre os carros de cinema de destaque do drama com Timothée Chalamet e Armie Hammer, ambientado na Itália, há este Fiat 128 do fim da década de 70.
Cinquenta tons de liberdade
No derradeiro capítulo da série dos carros de cinema chamam a atenção. Um deles é o R8. Ao volante do Audi, Ana (Dakota Johnson) foge em alta velocidade de um suspeito motorista de um Dodge Durango, com seu amado Christian Grey (Jamie Dornan) no banco do carona.
Pantera Negra
A Lexus usou o filme para promover o LC 500, que é o carro do personagem principal (Chadwick Boseman). Antes de estrear no cinema, o carro apareceu em um comercial do filme no intervalo do Super Bowl (acima).
Outras montadoras
Honda, Mitsubishi e Mercedes-Benz ficaram estáveis.
A fabricante do HR-V cresceu 0,77%, enquanto a outra japonesa registrou avanço de 0,62%. A Mercedes-Benz vendeu apenas 0,2% a mais que em 2017.
Há ainda as montadoras que tiveram altas discretas. Nesse grupo, estão a Hyundai, com 2,5%, a Toyota, com 5,3%, e a Land Rover, com 5%.
No grupo das quatro grandes montadoras, a que menos cresceu em vendas foi a Ford, com alta de 9,2%. Já a Chevrolet cresceu 9,9% no ano passado, enquanto a Fiat avançou 11,9%.
A líder de vendas foi a Chevrolet, seguida por Volkswagen, Fiat e Ford, respectivamente.
Crescimento
Na contramão as montadoras que registram quedas, há as que cresceram bem mais que o mercado – que avançou cerca de 13,5% na comparação com 2017.
As maiores altas no grupo das 20 montadoras que mais emplacaram carros em 2018 foram da Caoa Chery e da Volvo. Elas registraram alta de 131% e 96%, respectivamente.
Também se destacaram a Volkswagen, a Renault, a Jeep e a Nissan. Todas cresceram mais de 20%.
VÍDEO: CITROËN C4 CACTUS É SUV OU HATCH?