Você está lendo...
Motores 'pequenos' poluem menos sem sacrificar potência
Comparativo

Motores 'pequenos' poluem menos sem sacrificar potência

Rafaela BorgesO downsinzing (redução de tamanho, em tradução livre) de motores está em alta. A ideia básica é diminuir a... leia mais

26 de jun, 2013 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Motores 'pequenos' poluem menos sem sacrificar potência

Rafaela Borges

O downsinzing (redução de tamanho, em tradução livre) de motores está em alta. A ideia básica é diminuir a cilindrada do motor sem reduzir seu rendimento - em muitos casos há até aumento. O objetivo é diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, os níveis de emissões de poluentes.

Uma das práticas mais adotadas pelas montadoras é a utilização de turbocompressores. O resultado é ainda melhor quando essa solução é associada à injeção direta.

Publicidade


O quatro-cilindros 1.4 do Audi A1 tem, adicionlamente, turbo mecânico e gera 185 cv. A evolução é notável: o seis-cilindros 4.1 do Chevrolet Omega CD 1996 (acima) tem 168 cv.

O primeiro carro com turbo e injeção direta vendido no País foi o VW Passat, em 2005. Atualmente a tecnologia está em versões de Audi, BMW, Porsche, Ford, Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover, Volvo e Mercedes-Benz, entre outras.

Por ora, esses propulsores são importados. Em cerca de dois anos, contudo, VW e Ford terão a tecnologia em propulsores feitos no Brasil. O 1.3 da marca alemã equipará o Taigun. O futuro jipinho, que será rival do Ford EcoSport, deve chegar em 2015.


Ford, GM e Fiat terão, em breve no País, motores aspirados de 1 litro e três-cilindros com potência equivalente à de propulsores de quatro cilindros. O da Volkswagen está estreando no Fox Bluemotion e até o fim do ano estará no Up.

Deixe sua opinião