O maior mercado de vendas de carros no mundo é a China. Por lá, centenas de marcas tentam fisgar o consumidor, mas quem mais vende é a BYD. Para se ter ideia, no primeiro semestre de 2024, a fabricante local que acaba de comemorar 30 anos de existência emplacou 1,607 milhão de unidades, deixando para trás a Volkswagen (1,266 mi) e a conterrânea Chery (1,057 mi). E o sucesso da BYD não para por aí, afinal, é dela também o modelo mais comercializado do país em novembro, o Seagull – por aqui, chamado de Dolphin Mini.
Em números, o compacto elétrico vendeu 56.156 unidades, ficando acima de modelos a combustão e até de outros exemplares bem-sucedidos, como o Tesla Model Y, que aparece na vice-liderança, com 44.576 unidades comercializadas. Na sequência, a lista é composta pelos BYD Song Plus e Qin Plus e, por fim, o SGMW Wuling Mini EV fecha o top five.
Veja, abaixo a lista dos dez carros mais vendidos da China em novembro:
1º) BYD Seagull: 56.156
2º) Tesla Model Y: 44.576
3º) BYD Song Plus: 40.265
4º) BYD Qin Plus: 36.787
5º) SGMW Wuling Mini EV: 34.777
6º) BYD Qin L: 33.948
7º) Nissan Sylphy: 32.977
8º) Volkswagen Lavida: 32.125
9º) BYD Seal 06: 29.465
10º) Tesla Model 3: 28.914
Brasil
No Brasil, que vive outra realidade, o BYD Dolphin Mini está longe de ficar entre os carros mais vendidos. No ranking geral, ocupa apenas a 34ª posição. Em contrapartida, tem o posto de elétrico mais emplacado do País, com 20.101 mil registros ao longo de 2024. Cabe lembrar que o modelo chegou ao País no fim de fevereiro deste ano.
Detalhes do carro
O BYD Seagull, na China, é oferecido em três versões de acabamento e custa a partir de US$ 10 mil (pouco mais de R$ 61,7 mil, na conversão direta). Por aqui, no entanto, o Dolphin Mini – que sairá das linha da fábrica da BYD em Camaçari (BA) – custa R$ 119.800 (ou R$ 115.800, com 4 lugares). Como principais características, tem 3,78 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,50 metros. Maior do que Fiat Mobi (2,30 m) e Renault Kwid (2,42 m), por exemplo. Mas, no porta-malas cabem apenas 230 litros de bagagem.
O modelo usa um motor elétrico de 75 cv e gera 13,8 mkgf de torque. Localmente, é vendido apenas com a bateria com maior capacidade, de 38 kWh (na China, tem opção de 30 kWh), que rende autonomia de 280 km no padrão do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) do Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 14,9 segundos. Na lista de série, por fim, destaque para itens como freios a disco nas quatro rodas, seis airbags, ar-condicionado digital e tela giratória com 10,1″.
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