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Nissan anuncia novo lote do elétrico Leaf e confirma que terá carros "eletrificados" no Brasil
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Nissan anuncia novo lote do elétrico Leaf e confirma que terá carros "eletrificados" no Brasil

Nissan vai ampliar em mais de 6 vezes a rede de concessionárias treinadas para trabalhar com carros elétricos e trará 500 unidades do Leaf

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

20 de jul, 2021 · 6 minutos de leitura.

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Nissan
Nissan Leaf foi o primeiro modelo 100% elétrico comercializado em larga escala
Crédito:Nissan/Divulgação

O Nissan Leaf completou dois anos à venda no mercado brasileiro, mas, até hoje, o hatch elétrico teve apenas 200 unidades emplacadas. Por ser o primeiro carro de produção em massa no mundo movido a eletricidade, e por ter sido um dos primeiros a chegar ao Brasil, o volume é, portanto, ainda modesto. Por isso, a marca japonesa vai iniciar a "fase 2" do seu plano de comercialização do Leaf. Até agora, apenas 7 concessionárias no País estavam aptas a vender o modelo, isso em cinco estados.

Dessa forma, a Nissan vai ampliar esse número para 44 pontos de vendas de carros elétricos em 15 Estados de todas as regiões do Brasil. A nova infraestrutura, que deve estar completa a partir de setembro - quando chega um novo lote de Leaf ao Brasil - tem como meta vender todo o estoque de 500 unidades do elétrico até o fechamento do ano fiscal. Ou seja, a marca prevê liquidar tudo até 31 de março do ano que vem.

A rede começa agora a ser preparada para proporcionar atendimento completo, com vendas e serviço de oficina, e atuar como ponto de vendas. Assim, em setembro, todas terão completado os treinamentos específicos para lidar com o carro elétrico.

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"Produtos eletrificados"

Durante coletiva de imprensa para apresentação do projeto, o presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da Nissan do Brasil, Airton Cousseau, foi questionado se haverá outros modelos elétricos na gama da Nissan num futuro próximo. E, a princípio, foi enfático.

Nissan
Nissan/Divulgação

"Não haverá lançamento de outros elétricos, mas traremos novos produtos eletrificados", disse Cousseau. O executivo, nesse sentido, refere-se ao híbrido Kicks e-Power, que deverá ter a tecnologia flexível no Brasil. Porém, a marca diz apenas que o modelo será importado.


Ariya e outros elétricos podem vir ao Brasil?

Não se sabe quando, mas é possível que o SUV Ariya venha ao Brasil. De acordo com Cousseau, a venda é provável porque carros elétricos não exigem grandes adaptações de mercado. "Basicamente, precisamos mexer na suspensão e em alguns pontos. Seria um carro interessante para cá (Brasil)", complementa o executivo.

Nissan
Nissan/Divulgação

O primeiro SUV totalmente elétrico da Nissan estreou no ano passado. Chamam atenção suas belas linhas e a carroceria com pintura em dois tons. As rodas têm 19" ou 20". Por dentro, no entanto, os ocupantes ficam acomodados num espaço de 2,77 (entre-eixos) e têm vasta tecnologia. O Ariya tem apenas duas telas de 12,3" cada no painel. Tem Apple CarPlay, Android Auto e integração com a assistente Alexa, da Amazon.


O modelo possui duas opções de motorização. Feito sobre a plataforma da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi CMF-EV, o SUV, em sua versão mais básica, gera 215 cv. O torque é de 30,5 mkgf, com tração dianteira. O pacote de baterias de 65 kWh garante autonomia de 320 km.

Nissan
Nissan/Divulgação

Todavia, até mesmo por causa de fatores como a baixa representatividade do segmento por aqui - e ainda a desvalorização do real -, a marca não pensa em ampliar o portfólio nacional de elétricos além disso. Tanto que a van e-NV200 está totalmente descartada pelo executivo.


Tecnologia do Leaf

O Leaf apareceu pela primeira vez no Brasil em 2010. De lá para cá, o elétrico já foi táxi, fez parte de portfólio de empresa de carsharing, compõe frota de companhias de aluguel de carros, entre outros programas que, afinal, ajudam a desmistificar o carro elétrico. Nesse sentido, trata-se do primeiro automóvel 100% elétrico vendido em larga escala no mundo.

carros elétricos
Nissan/Divulgação

Para se mover com zero emissão de poluentes, o Leaf conta com motor elétrico de potência equivalente a 149 cv. A princípio, entre a inércia e os 100 km/h são gastos 7,9 segundos. A velocidade máxima, por fim, é de 144 km/h. De acordo com a Nissan, as baterias de íon de lítio de 40 kWh garantem autonomia de 389 km.


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12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.