Durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o Nissan Kicks foi protagonista. A marca, na ocasião, patrocinava o evento e aproveitou a vitrine para lançar o SUV. De lá para cá, o modelo já passou por reestilização, ganhará nova geração no Brasil em breve e, agora, comemora a marca de 350 mil unidades produzidas. O modelo, cabe lembrar, sai das linhas da fábrica de Resende (RJ) de onde segue tanto para o mercado local quanto para exportação à Argentina e Paraguai.
Desde julho de 2017, quando começou sua fabricação, a versão do Nissan Kicks que mais saiu da linha de montagem foi a Sense/S, com 20,9% do total, Na sequência, todavia, vêm a topo de linha Exclusive (17,4%) e, por fim, a Advance/SV (16%). Esta última foi justamente a unidade a atingir o marco de 350 mil unidades fabricadas. O modelo em questão, na cor branca Pérola, oferecia pacote Plus.
Preços
Mesmo com a chegada da nova geração prevista para 2025, a versão atual do Nissan Kicks seguirá disponível para os consumidores. A ideia da marca, como fez com o Versa, a princípio, consiste em ampliar o leque de opções. O SUV, no entanto, é o produto mais vendido pela fabricante em toda sua história no País. Seus preços, em síntese, vão de R$ 114.190 na opção Active CVT, até R$ 155.990, na configuração Exclusive CVT com Pack Tech. O SUV tem, sempre, motor 1.6 16V flex de 114 cv de potência máxima e torque de 15,5 mkgf.
No primeiro semestre de 2024, a princípio, o Kicks já registrou aumento de 28% nas vendas no mercado nacional em relação ao mesmo período do ano passado. Em julho, vendeu 5.819 unidades. Desse modo, ficou em quarto lugar no segmento de SUVs. Perdeu apenas para VW T-Cross (8.185 unidades), Hyundai Creta (7.281) e Chevrolet Tracker (6.391).
Histórico geral
O Nissan Kicks foi o primeiro produto inspirado e criado pela fabricante japonesa de automóveis para o Brasil e a América Latina. O carro-conceito Nissan Kicks Concept foi apresentado em 2014, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. À época, a Nissan havia manifestado a intenção em criar veículos focados nas necessidades específicas de seus clientes na região. Dois anos depois, em agosto de 2016, aconteceu o lançamento mundial – primeiro no Brasil.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!