É forte a tendência de transformar hatches em mini SUVs. O próximo da fila será o Nissan March. Esqueça o hatch que, fora do Brasil, foi vendido com o nome Micra. A nova geração do compacto da marca japonesa renascerá daqui a dois anos com formas de SUV e motor 100% elétrico. É o que revelou o vídeo teaser (veja mais abaixo) das próximas novidades da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O modelo aparece rapidamente e sombreado, sem revelar o visual, mas mostra um pouco dos faróis e lanternas de LEDs. O estilo é futurista e ainda parece mais próximo de um conceito.
A informação foi dada durante apresentação da Alliance 2030. Trata-se de um roteiro comum anunciado pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que se concentra em mobilidade sustentável. Na ocasião, a marca focou, como já se esperava, na opção pela total eletrificação da frota. É o futuro, afinal, o cerco está fechando cada vez mais para os motores a combustão.
O grupo anunciou outra solução que visa maior aceitação do público. Nesse sentido, a marca japonesa decidiu fazer verdadeira reviravolta na vida do Nissan March/Micra, tornando-o gêmeo de Renault Captur e Mitsubishi ASX. Este último, todavia, também muda seu posicionamento no futuro próximo.
Breve histórico
Lançado em 1982, os atributos como o tamanho reduzido e o baixo preço do Micra conquistaram a clientela. Entretanto, o tempo foi passando e o modelo foi crescendo. Hoje, fora do portfólio brasileiro, não é mais tão compacto – nem tão barato. Contudo, o modelo caiu no ostracismo ao longo do tempo. Assim, a Nissan viu que era hora de mudar novamente.
Nesse sentido, a sexta geração do modelo vem aí, construída sobre a plataforma Alliance CMF B-EV – a mesma do elétrico Renault 5, que também aparece no vídeo abaixo. O novato tem tamanho compacto e conjunto ótico em formato de círculos – à lá Fiat 500e. Dá para notar a iluminação feita por LEDs tanto na frente (até no logotipo da Nissan) quanto nas lanternas traseiras.
Sobre data de chegada, nada foi dito até o momento. Entretanto, levando em conta o ciclo de vida do modelo atual (nascido em 2016), espera-se que o novo March chegue em 2024. Afinal, a média de vida útil de um veículo é de aproximadamente 8 anos.
De acordo com o diretor de operações da Nissan, Ashwani Gupta, o novo Micra foi criado pela Nissan, mas será feito no centro Renault Electricity, na França. Para ele, a plataforma comum das três marcas proporcionará o lançamento de um modelo que renda “mais entusiasmo aos clientes da Europa”. Dessa forma, não há previsão de chegada ao Brasil – ao menos no primeiro momento.